Anónimos num balão

by - 16:13


Domingo irei para as hortas na pessoa dos outros,
Contente da minha anonimidade.
Domingo serei feliz — eles, eles...
Domingo... 

(Álvaro de Campos)



O heterónimo de Fernando Pessoa saboreia e canta a doçura sonolenta dos domingos… ainda é fim-de-semana mas a semana de trabalho está quase à porta. E tantas vezes nos quedamos entre o “descansar até mais tarde”, nostálgicos do fim-de-semana que se esgota, e o “aproveitar o tempo que resta”.


Ao fundo, um vislumbre da histórica Pousada de Santa Marinha.


Foi mais ou menos neste dilema que me arrastei até ao Parque da Cidade, em Guimarães, no passado domingo de manhã. Dormir até tarde é uma utopia cá em casa. O Pedrito acorda, com um bocadinho de sorte, entre as sete e meia e as oito da manhã. Com sorte…

A tiracolo, a parafernália do costume: bola, bicicleta, capacete, garrafa de água, boné. A rotina começa com uma caminhada à volta do parque, perseguindo o petiz no seu pedalar ainda incerto. Se os gansos estiverem à vista, uma pausa para convencer o Pedro a prosseguir, antes que venha um mais afoito direito a nós. Depois, os escorregas, baloiços, alguns sustos quando se pendura naquelas cordas, etc, etc.


© Guimarães 2012


Mas este domingo tínhamos uma surpresa à nossa espera. Um balão de ar quente! E o melhor é que pudemos entrar e subir um pouco. Foi um sobe e desce rápido, do tipo "entrei num balão" e não "pareço um herói de Júlio Verne numa temerária missão"...  Excelente teria sido sobrevoar a cidade, mas já foi bom como experiência e o meu traquina adorou, pois claro!

O espaço tinha outros sobressaltos, querendo com isso dizer novidades: bancas com artesanato e doces, aulas de ginástica, uma zona de chill out com DJ durante a tarde, animação variada e ateliers ao longo do dia. 

O Picnicplay (saiba mais aqui), uma iniciativa de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, vai repetir-se em domingos alternados durante os meses de Agosto e Setembro. O convite da organização é “agarra na tua manta, prepara a merenda e vem piquenicar”!


Álvaro de Campos havia de gostar. Misturar-se-ia com as famílias, trincaria um pastel e sorrir-se-ia, prazeroso com o anonimato.


You May Also Like

20 comentários

  1. A sensação do balão é muito boa. Também já experimentei uma vez. Guimarães parece bem divertida nesta altura. Um beijo enorme para vocês!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andaste no balão dos saltitões, aí em Tancos? Nunca me contaste... E a saga do Meo terminou? Beijinhos querida

      Eliminar
  2. A linguagem literária é fascinante tão quanto a histórica. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José Nicolau, os livros são a minha fraqueza, hehe. Gosto tanto de o "ver" por aqui... Beijinho

      Eliminar
  3. Que lindo lugar e deve ser muito bom um voo de balão.Já foi meu sonho, hoje desisti dele,rsrs beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que é isso Chica, desistiu porquê?
      Sabe, não foi bem um voo, foi mais um simples "descolar do chão"... Ainda tentamos convencer o condutor a largar as amarras e só parar em Marrocos, mas ele não escutou os nossos argumentos :)
      Beijinho

      Eliminar
  4. Que lindo Ruthia, pena que nós não temos iniciativas desse porte por aqui...são poucos os parques, e o parque que a prefeitura administra, sequer grama tem...é mais para prática de esportes...mas tb temos, na primavera e verão, nossos momentos especiais de domingo... e sei bem como é levar o pequenino..o meu agora com 10 anos, já não quer mais participar tanto assim..coisas do crescimento!! bjs e ótima quarta
    tititi da dri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Dri, a cidade está particularmente dinâmica em 2012 porque conquistou o título de Capital Europeia da Cultura (junto com a cidade eslovena de Maribor) e recebeu uns fundos extra :) Nós é que saímos a ganhar, verdade?
      Beijinho, um resto de semana feliz

      Eliminar
  5. Passeios em família, encontros em parques, novidades, como balões...
    Isso dá um bom conto.

    E o fim de semana já chegando de novo... Uia!!!

    Beijos então!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre um olhar de escritora :) Beijinho Clara

      Eliminar
  6. A tua escrita faz coisas lindas parecerem maravilhosas. Sabes bem vender teu peixe heheh (É um ditado brasileiro).
    Eu dei umas risadas na parte do Júlio Verne, não sei bem porque. Senti lá um frescor ao ler, imaginando a mim mesmo num balão...
    Sempre quis entrar num desses, sobrevoar campos verdes. Algo que me fascina num nível ainda maior são os dirigíveis. Sempre me imagino no famoso Zeppelin, não sei dizer o motivo, mas ele me passa uma sensação de poder, hahaah.
    Enfim, belo post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o Luã, os dirigiveis têm um quê de aventura! Lá está a influência do Júlio Verne, quer-me parecer :)
      Fico feliz por ter gostado.
      Um abraço

      Eliminar
  7. Eu que me sinto feliz, meu amigo! Seja igualmente bem-vindo! Se ainda não o tiver feito, me add também! Parabéns pelo blog! Já estou te seguindo e ficarei muito feliz se quiseres retribuir me seguindo também....Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elaine, seja muito bem vinda e retribuirei a visita, claro que sim!
      Bom fim-de-semana
      Abraço

      Eliminar
  8. Pude sentir meus pés na grama e amo passeios assim, e o balão é ainda um dos meus sonhos em voar! Lindo post.Ótimo final de semana, bjuss!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angela, obrigada pelo carinho. Um fim-de-semana fantástico, querida.

      Eliminar
  9. Lindo, lindooooo... estou vendo tudo! Você ainda vai fazer muito isso, imagina só quando vier o segundo, ehehehhhh.
    beijos pra todos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse "Unknow" tem uma pronúncia conhecida, é você Rita Branquinho??? LOL.
      Como estão todos? Fiquei tão feliz com as boas notícias do Nandinho... ele bem merece! Muitos beijinhos, com tantas, tantas, saudades

      Eliminar
  10. Olha que beleza de programa: ar livre, bom tempo, boas energias!!!!!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  11. Piquenique em família, ainda com direito a entrar num balão e subir... isso é muito bom!
    E Pedrito sabe muito bem aproveitar tudo! Bom menino!

    Beijos, querida!!!

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!