Today, I’m thankful

by - 02:16


Depois de um ano com muitos desafios e sobressaltos, finalmente o meu livro foi publicado. Foi um parto difícil. Agora posso descansar




As palavras são importantes na minha vida, desde que me lembro como gente. Primeiro inventava histórias para mim própria, depois entrei para a escola e descobri um admirável mundo novo, com possibilidades infinitas. E escrevi...

Escrevi nos cadernos da escola, onde devia estar a copiar as garatujas do quadro, os meus tímidos sonhos. Pequenas frases soltas. Na adolescência passei pela fase poética, escrevinhei muitos poemas, alguns guardei, outros foram escritos para alguém que poderá nem sequer ter apreciado os meus esforços.


O jornalista Sérgio Soares apresentou o evento de forma magnífica. Com os oradores Teresa Lago (Porto 2001), Paulo Cruz (Guimarães 2012), Maria Manuela Tavares Ribeiro (Universidade de Coimbra) e Mateja Rozman (Maribor 2012).


Escrevi alguns contos. Escrevi muitas cartas. Aliás, continuo a escrever cartas, sobretudo para a querida Joana que, desde a faculdade, escolhi como irmã.  E que me responde com a letrinha dela, e temos palavras rasuradas, palavras manchadas por lágrimas, e outras que saltam do papel com a felicidade com que foram escritas.

Depois escrevi reportagens e artigos, para jornais, revistas, suplementos e, pela primeira vez, muita gente leu o meu nome - Ruthia Portelinha – e acolheu um pouco de mim, porque colocamos sempre um pouco de nós naquilo que escrevemos, simplesmente porque escolhemos esta palavra e não aquela. E porque tentamos, à socapa, fazer passar um adjectivo que enriqueça um pouco os áridos textos que enchem as páginas de um jornal.




Pelo meio, fiz um mestrado em “Estudos Europeus”, daqueles antigos, que parecem nunca mais acabar e descobri um assunto que me apaixonou: as Capitais Europeias da Cultura. Para muitos autores e académicos, as Capitais Europeias da Cultura são tão-somente a maior manifestação artístico-cultural do velho continente.

Ao longo deste ano, 2012, Guimarães, a cidade dos meus afectos, foi uma das Capitais Europeias da Cultura, partilhando o título com a eslovena Maribor. 




Portanto foi uma honra, depois de muitas tribulações, lançar o meu livro “A dimensão cultural da integração europeia. Capitais Europeias da Cultura” na minha cidade, ao lado de convidados tão ilustres como a Doutora Maria Manuela Tavares Ribeiro (professora catedrática da Universidade de Coimbra com vários prémios ao nível da História Contemporânea), a Doutora Teresa Lago, que foi responsável máximo do Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, e dos representantes de Guimarães 2012 (Paulo Cruz) e Maribor 2012 (Mateja Rozman).

Esta obra representa mais de um ano de pesquisa, de escrita e, mais recentemente, de revisão, de incerteza, de expectativa. Aí está para quem a queira ler, sublinhar, folhear, ou simplesmente criticar. Um pouco de mim em palavras, que enchem 333 páginas e que dedico “ao Pedro, o alfa e o ómega da minha labuta”.




You May Also Like

21 comentários

  1. Parabéns por mais essa conquista.

    Sucesso e adorei a dedicatória chegada do coração! beijos,FELIZ NATAL!!!

    Muitas realizações em 2013!! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Chica. Agradeço e retribuo o carinho. Um Natal iluminado.
      Beijinho

      Eliminar
  2. E foi um dia maravilhoso! E sinto-me honrada de o poder ter partilhado contigo. Beijo enorme

    ResponderEliminar
  3. Gosto de ver-te feliz. Assim faz sentido a Vida. Mereces. Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Queridas, feliz sim, por ter algo nosso palpável nas mãos, mas sobretudo por ter um "mar de gente", entre família e amigos, a trabalhar para que tudo corresse bem, por mim! E isso é a maior riqueza que levamos deste mundo.

    ResponderEliminar
  5. Ruthia
    Parabéns pelo seu trabalho que para mim foi uma grande surpresa. Dziem que uma das coisas que temos que fazer na vida é escrever um livro, entao etapa cumprida!
    Um grande abraço e um Natal maravilhoso!
    Do amigo brasilerio e carioca!
    Jorge Fortunato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, hoje já dizem que "ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro" é fácil. Difícil é "criar o filho, não deixar morrer a árvore e ter quem leia o nosso livro", hehe.

      Obrigada pelo carinho. Beijo e um natal iluminado

      Eliminar
  6. Parabéns, querida amiga, por mais essa conquista!!!
    Me sinto feliz, aqui do outro lado, em saber que esse teu sonho se realizou!
    Beijos mil, agora com a certeza de que teu Natal será iluminado, cheio de felicidades, com muita saúde, amor e paz
    tititi da dri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo que a minha vida acalme (já tenho uma "tertúlia literária" ou uma conversa com a autora marcada) envio um por correio para a minha querida Dri, uma forma singela de retribuir tanto mimo que já recebi desde Estrela...
      Beijos, mil

      Eliminar
  7. Ruthiap, que maravilha!!!

    Que seu livro faça muito sucesso!

    Vim aqui te desejar um ótimo Natal e um começo de Ano maravilhoso, com muito amor, paz, saúde, harmonia, sucesso!!!

    Beijos, querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma quadra mágica para ti também, Clara. Que 2013 traga muita saúde, paz, esperança e trabalho.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijo

      Eliminar
  8. Tenho muito orgulho mana. Porque sei que escreves palavras que merecem ser lidas e relidas. Porque escreves com alma e paixão. Porque te esforçaste para partilhar este teu trabalho com o mundo. Parabéns, mil vezes Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu minha querida irmã, mil vezes obrigada pela ajuda técnica e logística, que foi ao ínfimo pormenor. És um fenómeno a organizar eventos...

      Eliminar
  9. Ruthia,

    Parabens por esta conquista. Assim como voce, desde que me conheço por gente sempre amei escrever! O assunto parece muito interessante, eu aprecio curiosidades sobre a cultura de cada povo.

    Amiga, eu quero lhe agradecer pela mensagem deixada no blog, para mim tem um significafo, como um recado para se prestar atenção. Já estou praticando a gratidão e espalhando, a quem ouvir ou ler, a importancia desta ação e sentimento.

    Obrigada e estarei sempre perto, sempre que puder.

    Boas Festas

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida, o meu comentário foi apenas um gesto simbólico para mostrar gratidão a quem me acompanhou ao longo deste ano, em especial desde que criei O Berço. E você foi uma dessas pessoas especiais.
      Beijinho

      Eliminar
  10. Ruthia, é mesmo uma grande honra conhecer-te! Muitos parabéns por esta conquista bem merecida!!! Pena não ter podido estar na apresentação.
    Beijinhos e um excelente ano novo para ti!!!
    Madalena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que é isso, assim deixas-me constrangida. Há muita gente neste mundo amante das artes e da cultura. Sou um ínfimo grão de pó...
      Beijinho

      Eliminar
  11. Motivos de sobra pra comemorar;2012 não foi perfeito..mas o que é né !
    Pra mim um ano de evolução e que em 2013 faça valer a pena o que aprendemos com 2012 .
    Desejos a todas as minhas amigas..amigos..clientes e seguidores tudo de melhor ..muito obrigada por vários recadinho. Sucesso !!! Saúde !!! pra todos "nozes " kkk ....

    ResponderEliminar
  12. Oi Ruthia,
    parabéns pela conquista! Que seu livro faça muito sucesso.
    Aproveito para desejar a você e familiares um feliz ano novo. Que ele seja tão especial quanto 2012.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Silvia. Agradeço e retribuo os seus amáveis votos de ano novo. Que 2013 lhe sorria. Um abraço

      Eliminar
  13. Ruthia,
    Não sei de vai desejar um novo selo, mas como sei que adora a leitura, dexei mais um para si no meu cantinho :)
    Fique à vontade para participar ou não!

    Selo 2013 Literário
    http://crazy40blog.blogspot.pt/p/selos-e-mimos.html

    Um abraço!

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!