Paixão pelos livros. Campanha de incentivo à leitura

by - 17:50



Recebi da Dulce Morais, do Crazy 40 Blog, um bonito selo da Campanha de Incentivo à Leitura.  O cantinho da Dulce é um hino às palavras. Ali encontramos, de acordo com a sua inspiração momentânea (que é constante e belíssima) poemas em português ou francês,  pequenos haicais, citações marcantes, histórias ditadas pela sua imaginação... para além de divulgar outros blogs dedicados à escrita.

Para começar bem o ano, vou contornar um pouco as regras (que piada tem a vida sem quebrarmos umas, de vez em quando?) e obvio-me à tarefa de escolher 10 blogs para receberem o selo. Da última vez que o fiz, não correu como esperado.







Mas não fujo ao objectivo deste selo, que é responder à espinhosa pergunta: "Que livro indicaria para uma pessoa começar a ler?"

Quem me conhece sabe que sou uma leitora compulsiva, que fica doente se não tem um livro em "fila de espera", e com um coração infiel. Admito, em termos literários sou uma traidora... cabem-me dezenas de paixões no coração.

Como não posso escrever um tratado sobre os meus muitos autores preferidos, aponto "A Conversa de Bolzano", obra que ficciona uma parte da vida do grande galã conhecido como Casanova e que li pela primeira vez em 2003 (meu Deus, já lá vão 10 anos), do grande Sándor Márai.



A edição que possuo, da Editorial Teorema


Este escritor húngaro, hoje reconhecido como um dos expoentes literários do centro-europeu, viu a sua obra proibida no seu país natal, sendo redescoberto após a queda do muro de Berlim, poucos meses depois de se ter suicidado, anónimo, nos Estados Unidos.


Ao contrário da sua obra-prima "As Velas ardem até ao fim" (1942) que exige um leitor maduro, qualquer pessoa pode apreciar e divertir-se com "A Conversa de Bolzano". Claro que um leitor experiente apreciará melhor este livro que despe a alma humana. Aqui fica um excerto para aguçar o apetite:



Castelo Mareccio, na cidade de Bolzano. 
© http://bfphoto-fineart.blogspot.pt/

"... eram mulheres e venezianas justamente porque não contrariavam os seus sentimentos e aceitavam os argumentos mudos que o coração, o sangue e as emoções lhes sopravam ao ouvido. As mulheres regozijavam-se com a evasão dele. Como se uma força até então acorrentada se tivesse libertado no mundo, como se dos contos e das lendas, dos livros e das recordações, das emoções e dos sonhos que são o outro conteúdo, secreto, nem escrito nem conveniente, e contudo terrivelmente verdadeiro, a vida dos homens e das mulheres, alguém tivesse irrompido, sem máscara, nem cabeleira, nem pó de arroz, com uma nudez talvez igual apenas à da vítima que regressa de um encontro sinistro na sala de tortura; e as mulheres seguiam-no com o olhar, escondiam a boca e os olhos por trás da mão ou do leque, inclinavam levemente a cabeça, nada diziam, mas os seus olhos toldados e velados que olhavam o fugitivo diziam: «Sim, sim». Era por isso que sorriam. E durante alguns dias, pareceu que o pequeno mundo em que elas viviam se enchera de ternura".

Boas leituras em 2013 e sempre!


You May Also Like

20 comentários

  1. Ruthia,
    Não poderia ter escrito melhor! Perfeito autor, perfeitas leituras e conselhos excelentes!
    Muito obrigada por ter participado e pelas suas doces palavras sobre o meu cantinho.
    Beijinho.
    D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dulce, eu é que agradeço por me ter escolhido para participar. Este selo é a minha cara... Beijinho querida

      Eliminar
  2. Muito obrigada pela visita, mais uma que tenho a agradecer à minha querida Madalena.Estou a adorar o teu blogue, também sou uma "devoradora de livros".Por coincidência, Sándor Márai é um dos meus escritores preferidos.Li As velas ardem até ao fim mas o meu preferido é A mulher certa.
    Neste momento estou a ler o último livro de Carl Sagan, não é um romance, é um livro de divulgação científica mas estou a gostar imenso.

    Beijinhos

    another blog in the sky

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "As Velas ardem até ao fim" é um livro muito forte, nem todos o conseguem apreciar, o facto da Célia gostar diz muito de si. "A mulher certa" não conheço mas já li "A herança de Ezter" que também é belíssimo.
      Obrigada pela visita.
      Um beijinho

      Eliminar
  3. Que em 2013 tenhas mais e mais pra ler e assim satisfazer tua vontade nesse sentido! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2013 e sempre, os livros são sempre o melhor dos presentes. Bem, entre um livro e um bilhete de avião, o meu coração balança, hehe
      Beijinho Chica

      Eliminar
  4. Ruthiap...

    Eu acho que vc deveria sim, falar dos livros que leu, fazer uma resenha, bem simples, pra aguçar os leitores que sempre estão aqui.
    Começou bem com esse, que com certeza, muitos vão se interessar.
    Eu estou lendo "A Menina que Roubava Livros" e já faz um tempão... ultimamente tenho uma deficiência de leitura, que não consigo me concentrar... tenho que ler aos poucos, sem pressa, bem concentrada... e isso pode ser duas páginas ou um capítulo pequeno... tenho que ser firme pra não desistir, mas acontece de ler várias páginas e não saber o que li, e ter que ler tudo de novo, com calma, com concentração. É triste isso, mas tenho que ser persistente e voltar a ser como era antes.

    Querida, um ótimo fim de semana pra vc!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li algo sobre essa dificuldade crescente em nos embrenharmos num livro, parece que se está a tornar mais comum, à medida que passamos mais tempo na internet a ler coisas pequenas nas redes sociais e sempre de forma apressada. A concentração acaba por ser afectada.
      Até acho que vou me disciplinar para passar menos tempo no facebook.
      Um doce domingo para vc também, Clara

      Eliminar
  5. oh minha querida amiga, quanta gentileza de enviares algo... assim que chegar te aviso... pois já comecei 2013 com uma bela leitura... falo do livro Explosão de Estrelas, do Robin Pilcher, que está prendendo minha atenção... espero devorá-lo na semana em que estiver na praia.... adoro romances engraçado e esse está sob medida!!!
    amada, obrigada pelos elogios lá no tititi da dri... sempre tão gentil!!!
    aproveito para desejar um domingo ensolarado e aconchegante!!! bjs e feliz e abençoado 2013, com muita saúde, amor e paz
    dri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que tenho agradecer pelos seus comentários sempre gentis e pela sua presença assídua aqui n'O Berço.
      Hoje esteve um pouco de sol, mas mesmo assim frio...
      Beijinho querida

      Eliminar
  6. Ruthia lindona, sinto-me triste e culpada por não ter respondido àquele desafio, mas ando sempre sem tempo, mesmo para o blog, desculpa :(
    Tenho mesmo de atacar Sándor Marai o mais breve possível. De momento, e invariavelmente, estou a ler uma revista Visão já antiga...
    Beijinhos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Madalena, não te preocupes com isso. Eu também não tenho tido grande tempo para o blog... afinal é um hobbie e não uma missão ou um ganha-pão! A vida é uma correria...
      O que tem de bom é que conhecemos gente fantástica, inteligente e bonita como tu, por exemplo.
      Beijinho minha querida

      Eliminar
  7. Querida Ruthia, voltarei em breve para ler seu post.

    É que vc se preocupou comigo por causa da imagem, não se preocupe, Ruthia, não tem nada a ver comigo, sempre estou para cima. Se eu chorar, se eu cair, costumo sacodir a poeira e dar a volta por cima. As frases no blog são fortes/críticas, tenho a intenção de fazer com que os leitores troquem informações uteis para todos.

    BEIJOS doces!!!! :)


    BEIJOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, fico mais descansada :)
      Beijinho querida

      Eliminar
  8. Querida, acredite, mesmo sendo virtual nossa amizade eu tb espero que ela se fortaleça nesse ano pois tenho um carinho enorme por vc :D

    Muito bacana essa campanha. Se o mundo lesse mais, com certeza teria cultura e as pessoas seriam diferentes né?!

    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    Instagram: stephanieparizi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o mundo lesse mais, não haveria tanto preconceito, tanta intolerância, tanta opressão e tantas ditaduras no mundo!
      Um abraço minha querida Té

      Eliminar
  9. Adorei a dica! Também tenho compulsão por leitura kkkk

    Bjusssssssssss

    ResponderEliminar
  10. Olá, Ruthiap
    Também eu sou uma leitora compulsiva. Nem imagino deitar-me, apagar a luz para dormir, sem antes ler alguma coisa, nem que seja apenas um capítulo (dependendo da hora a que me deito...).
    Presentemente estou quase a acabar o livro "O caderno de Maya", da Isabel Allende, e já tenho dois "na calha".
    Também eu teria muita dificuldade em indicar o meu escritor/a preferido. São tantos! E li tantos livros que adorei, que dificilmente poderia escolher um.

    Resta-me desejar um óptimo 2013, com tudo de bom e a correr pelo melhor.

    Bom fim-de-semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. :))) Esqueci!
    Como não vejo email, entrego "em mão"...

    Venho convidar-te a apreciares a minha última postagem no meu blog LÍRIOS DO MACUÁ

    ResponderEliminar
  12. Olá, Ruthia!
    Também adoro ler. Da ultima vez que estive no Brasil, trouxe comigo uma mala quase cheia de livros.
    Obrigada pela dica de leitura! Vou ver se encontro este livro por aqui, pois a história me interessou muito.
    Beijinhos e uma linda semana para ti.
    Juliana

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!