Veggie beach

by - 06:22


© Restaurante da Praia


A paisagem é deslumbrante, mas o acesso à praia terrível, com uma descida vertiginosa nada amiga de chinelos.

“A subida será pior”, cogito com os meus botões. Pensando bem, não tenho botões hoje, terei que me contentar com os bolsos… a conversa foi de mim para comigo, se é que me entendem… travo longas conversas com a minha pessoa.


Na verdade, o regresso foi surpreendentemente fácil, com o transporte do Restaurante da Praia (Arrifana). Mas adianto-me.





Dois adolescentes passam por mim, de pele muito tostada, prancha debaixo do braço, com pressa de responderem ao apelo das ondas. Esta praia do concelho de Aljezur – bandeira azul e uma das finalistas do concurso 7 Maravilhas Praias de Portugal - é bastante frequentada por atléticos surfistas, para quem o acesso é um pequeno contratempo ou, quem sabe, até uma vantagem que afasta os turistas mais preguiçosos.

Finalmente chego à linha de água e faço a minha caminhada. Ainda não será hoje o meu primeiro banho de mar. O almoço espera-nos e as expectativas são altas, graças ao site do restaurante (aqui) e ao vídeo promocional.

Começo com casquinha de batata e uma magnífica salada de Verão. Queijo de cabra, couve roxa, passas, maçã, gergelim… escapam-me alguns ingredientes, mas que importa, está maravilhosa!








Dispenso as outras entradas e lá vem o meu prato vegetariano de arroz integral com legumes salteados. Muito bom, dispensava apenas o queijo ralado com que o enfeitaram. Outros amigos optaram pelas pataniscas de bacalhau com arroz de tomate ou feijoada de chocos, tudo regado com sangria, branca e tinta, e água com uma folhinha de menta.

Somem o ar da praia, o azul do mar até onde a vista alcança e comida saborosa… todos parecem placidamente satisfeitos, em estado zen (a sangria poderá ter alguma coisa a ver com isso)!!








Alguns, como eu, nem se atrevem a pedir sobremesa. Não me coíbo, porém, de roubar um pouco da torta de batata-doce da minha vizinha e penso, novamente com os meus bolsos, “que pena estar tão cheia”. Neste ponto só um café para rematar.

As funcionárias, todas exóticas e sorridentes – achei particularmente bonita uma menina de braços tatuados e penteado oriental – explicam que o restaurante vende as t-shirts  “Arrifana Beach | Use it, preserve it”, para financiar o serviço de shuttle.

É que, dentro de poucos dias, será proibido estacionar no acesso à praia, e os automóveis terão que ficar no topo da falésia, a fazer companhia aos autocarros que nunca conseguem descer. É este serviço que felizmente me transporta de volta.












Antes de partir, uma pausa para gravar na retina esta vista esmagadora: o mar azul, a rocha conhecida como Pedra da agulha. Encho os pulmões de maresia e a alma esquece a vida apressada, ainda que por breves instantes.

Adorei tudo. Recomendo vivamente o restaurante do João Pedro, que abriu portas há quase 15 anos e que em breve se vai aventurar em Moçambique. Eu voltarei com toda a certeza.










You May Also Like

18 comentários

  1. Nooooooooossa, fiquei com vontade aqui. Lindíssimo lugar e deve ter sido maravilhoso por lá! Valeu e claro, votarás! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. ai que lugar lindo Ruthia Deu vontade de conhecer! Sabes que ainda não fez frio - de verdade - aqui? O mínimo foi de 5º... ainda nem tirei o sobretudo do armário!!! No máximo ando com casaco de couro... luvas só vesti 1 vez e à noite e cachecol só usei ontem!!! bjs e bom verão!!
    tititi da dri

    ResponderEliminar
  3. OI RUTHIA!
    TE VI LÁ NO BLOG DA MADALENA E QUIS VIR TE CONHECER.
    CHEGANDO AQUI ME DEPARO COM ESTAS FOTOS DESLUMBRANTES, DESTA PRAIA COM ESTE AZUL TODO,QUE ME DEIXOU AQUI, FALANDO COM OS MEUS BOTÕES, (AQUI NO BRASIL É INVERNO, ENTÃO HÁ MUITOS BOTÕES PARA SE TROCAR IDÉIAS)E ME ENCANTANDO, JÁ QUE SOU APAIXONADA PELO MAR...
    CURTA TUAS FÉRIAS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda Zilani. Amiga da Madalena é minha amiga também. E adorei o seu bom humor, é muito bom falar com os nossos botões, hihi!!
      Logo que tenha um tempinho, retribuo a sua amável visita.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Que paraiso esse lugar!Adorei as fotos tb!bjs,

    ResponderEliminar
  5. Hola! Chinelava já por essa descida e subia-a de volta, a moer, também sem botões hoje (farto-me de falar sozinha, devo ser alvo de falatório entre os os vizinhos de cima e de baixo), e a caminho da bela salada, arroz e sangria, apre!
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como eu, gostas de conversar com gente inteligente, hehe. Agora a sério, acho que é bom sinal falarmos sozinhos. Como diriam os brasileiros, significa que somos "bons de papo".
      Beijoca

      Eliminar
  6. Olá, Ruthia
    Tenho andado um pouco afastada dos blogs (outros afazeres) mas espero poder em breve voltar à rotina normal. Tenho só para acabar um Prefácio para um livro que um amigo vai publicar brevemente, e depois ficam só aquelas coisitas que vou fazendo quando tenho tempo (como continuar com o meu livro - até já tenho vergonha de falar nisso:) )
    Ai a Praia da Arrifana! Que maravilha! Conheço, embora nunca tenha estado lá a passar férias. Posso dizer que conheço praticamente todo o Algarve, mas do género de estar "de quartel general" em qualquer lugar e depois ir visitando esta ou aquela praia.
    As fotos estão belíssimas - essa onde a menina (lindíssima) está faz inveja:))) E as das paparocas??? É cá uma fome...
    Tudo muito bom e bonito.

    Um óptimo fim-de-semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que saudades querida!!!
    Nossa realmente o lugar é lindo, que visual deslumbrante.. por isso amo a natureza :)
    Adorei as fotos e me deu até uma fominha hihi!!!

    Beijos Té
    bloglola.com.br

    ResponderEliminar
  8. Uau que lugar fantástico e esta comida hummm deu água na boca um posta de encher os nossos olhos.

    ResponderEliminar
  9. Nossa que paraiso!
    Um lugar assim faz bem demais :D

    Beijinhos
    =^.^=
    "Blog Unhas de Gato" e "Bloglovin"

    ResponderEliminar
  10. OI RUTHIA!
    TIVE QUE VOLTAR, AINDA MAIS QUE TENS UM "PEDRO" DE 5 ANOS EM TUA VIDA, O MEU AMADINHO, TEM A MESMA IDADE É MEU NETO QUE TAMBÉM É MEU COMPANHEIRO DE BRINCADEIRAS, É UM COMPANHEIRÃO.
    É MEU COSTUME QUANDO VISITO UM BLOG, ME COLOCO COMO SEGUIDORA,ME ESCAPOU, MAS, AGORA ESTOU TE SEGUINDO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Bom dia, Ruthia!
    Maravilha de post e que lugar bonito. Há muitos pedacinhos de Portugal que gostaria de conhecer, mas por não dirigir fico dependendo de ônibus, trem etc. Enfim, um dia visitarei.
    Beijos do Rio

    ResponderEliminar
  12. Bom dia, Ruthia!
    Delícia de post e fotos maravilhosas que me deixaram com água na boca! Lugar perfeito. Tenho muita vontade de conhecer esses lugares de praia em Portugal, mas por não dirigir fico sempre dependente de ônibus e trens.
    Um grande abraço e beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Obrigada sempre por suas visitas e carinho. Perdão pela minha ausência, infelizmente o tempo não é tanto como gostariamos. Os prazeres vão ficando em segundo plano pela necessidade de cada um....mas a saudade de cada cantinho sempre está presente. Lembro de cada um com carinho. FELICIDADES SEMPRE.

    ResponderEliminar
  14. A natureza em modo de esplendor, boa comida, amigos...
    Ruthia, eis um dos lados claros da vida!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  15. Todos os dias Deus nos dá um momento em que
    é possível mudar tudo que nos deixa infeliz
    e tristes.
    Para isso precismos ter esperança e acima de
    tudo muita fé .
    Com esperança e fé tudo pode mudar dentro de nos
    as coisas boas começa acontecer mudando toda nossa existência.
    Esse é um instante mágico quando passamos a ter fé porque Deus
    vem habitar dentro do nosso coração.
    Beijos no coração,Evanir.
    Estava com muitas saudades.

    ResponderEliminar
  16. Amiga passando para lhe deixar um beijo e desejar uma ótima semana ^~

    Beijos Té
    bloglola.com.br

    Instagram: stephanieparizi

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!