Algarve para Crianças 2: mini-golfe e cinema

by - 00:59





Já fomos cientistas em miniatura, acariciamos camaleões, aplaudimos golfinhos e leões marinhos, fizemos castelos na areia, jogámos à bola na praia. Mas há mais programas divertidos, aqui no Sul.

Aliás, a propósito de imprevistos, as praias de Quarteira estiveram dois dias de quarentena, por causa de uma fossa que rebentou. Por precaução, a bandeira vermelha permaneceu hasteada. Com este calor, praia sem banhos é sauna! Ufa, ninguém merece!








Portanto, passamos um destes domingos à tarde no Family Golf Park (Vilamoura). Não foi uma estreia auspiciosa em matéria de mini-golfe, terei com certeza mais futuro como caddy, mas acreditem que foi divertido. Sobretudo para o Pedro que, entretanto, se passou a chamar Pedro Tigger Woods durante uns dias.

O espaço é bonito, super limpo e cuidado, ou não estivéssemos em Vilamoura. Dos dois percursos disponíveis, com 18 buracos cada, escolhemos a Via Appia, uma viagem de 490 metros, dedicada à história do Império Romano.



Pensamos que era o percurso mais fácil mas, no final, descobrimos que a Via Lusitânia (570 metros que versam sobre a ocupação da Península Ibérica pelos romanos) é que é para principiantes… A inspiração romana explica-se facilmente: a estação arqueológica do Cerro da Vila fica mesmo ao lado.






Pai, mãe e filho - qual deles o mais inapto com o taco de golfe, mas as gargalhadas estavam garantidas. Em cada buraco, uma pérola de sabedoria, que guardei para mim, porque o resto da família tinha outras prioridades: ficar em primeiro lugar! 

Sabiam que a via Appia (312 a.c.) foi a primeira e mais importante via de circulação militar construída pelos romanos, que facilitou também as trocas comerciais e garantiu a rapidez do correio imperial? 

E que os romanos eram muitos avançados em engenharia naval? A embarcação que transportou o obelisco que está na Praça de S. Pedro (Vaticano), desde o Egipto, media 104m de comprimento e 20m de largura. Nada mau



Dezoito buracos depois, a minha técnica de golfe não melhorara minimamente, apesar dos conselhos do marido, mas fiquei a saber mais sobre as guerras púnicas, sobre a construção do porto de Ostia, recordando ainda que o “império teve 5.000 km de largura, envolveu todo o mar Mediterrâneo e abrangeu o que é hoje parte de 40 países diferentes”!


O Family Golf Park é tranquilo, com um enquadramento lindo e, durante a semana, tem ainda um comboio turístico, que faz um passeio panorâmico pela famosíssima Vilamoura. Famosíssima entre as estrelas de futebol e de cinema (por lá passou a Pamela Anderson um destes dias)… Naquele domingo, passamos por dois Lamborghinis e um Ferrari!



Preço para um percurso: 7€ (criança) e 13€ (adulto). O parque faz campanhas frequentes na Praia Azul (Quarteira) e outros locais, oferecendo cupões de desconto de 15%. No nosso caso, pagamos 28€ (2 adultos e 1 criança), em vez de 33€.
Site: www.familygolfpark.com.pt



Programa alternativo: Movie and popcorns



Não, eu não sou fã de centros comerciais. Sim, evito a todo o custo as multidões de pessoas que se passeiam, aparentemente sem destino, de montra em montra. Não, não tenho paciência para os ataques consumistas do meu marido e acabo sempre um pouco frustrada e arrependida, à porta das lojas, à espera dele.

Mas acontece que a maior parte dos cinemas fica nos famigerados centros comerciais, portanto tenho que os tolerar, desde que em doses pequenas e com um intervalo mínimo de alguns meses.





Dito isto, uma matiné de cinema pode ser um programa simpático para a família. Este Verão eu e o meu pequeno explorador assistimos ao Despicable Me 2 aqueles minions amarelinhos são tão giros!!!!! - e está prometida uma sessão do Turbo (o caracol de corrida), até ao final do Verão.

As opções em cartaz são várias e incluem os Smurfs 2, Monsters University, Planes e Sammy 2 (para crianças mais pequenas). E, porque um dia não são dias, venham de lá pipocas também!




Escolhi o Fórum Algarve, em Faro, porque o conceito outdoor me agrada, não nos sentimos enclausurados num caixote, sem qualquer luz natural (a alternativa mais próxima seria o Algarve Shopping, em Albufeira). Para além disso, o shopping tem alguns espaços dedicados às crianças, nomeadamente o parque infantil ao estilo náutico - com farol, navio, leme… - e o “largo dos monstros”, com bichinhos ideais para trepar. 

E vocês, amigos e leitores d’O Berço, visitaram o Algarve ultimamente? O que acharam destes roteiros para crianças? Aceito sugestões adicionais…


You May Also Like

12 comentários

  1. Lindas! Ótimas dicas e repasso para minha filha que pretende ir pra lá! bjs,chica

    ResponderEliminar
  2. Rhutia,
    Após um período de férias (andei por aí, pelo Al-Gharb...) os seus posts sabem sempre a frescura em plena canícula.
    O Pedro deve-se divertir à grande.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  3. A Ruthia sempre com postagens que perpassam a cultura. Muito bom. Aproveito o momento para agradecer seus comentários que nos anima a continuar na luta por uma comunicação a serviço da cidadania.

    Abraços!!!

    Prof. Nicolau

    ResponderEliminar
  4. Bonitas actividades para os pequeninos!
    Lembro-me do minigolf durante a minha infância. São momentos inesquecíveis!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Ruthia
    Que bacana ver sua família reunida. Pelo sorriso do Pedro, pude perceber que o passeio foi uma maravilha.
    Beijos do teu amigo carioca que gostaria de estar aí no verão Europeu. Aqui no Rio o tempo anda louco, dias nublados, chuva, um pouco de frio, depois abre o sol, volta a nublar...

    ResponderEliminar
  6. ai que delícia!!! E o que é a pose do Pedro parece um expert em golfe!!! amei!!! Vimos o filme, que aqui no Brasil se chama Meu Malvado Favorito 2, a coisa de 3 semanas, em Porto Alegre, super divertido!!! Lindo passeio amiga, família reunida é tudo de bom
    bjs
    tititi da dri

    ResponderEliminar
  7. Que férias saborosas e... atléticas!!!
    Eu esforço-me por ser um bocadinho consumista, senão ando sempre com as mesmas coisas!
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  8. Legal!! Féria é isso é alegria, é laser, é diversão.

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Owmmmm Minions, eu adoroooooo :)
    São muito fofos esse bonequinhos amarelinhos, né?!
    Meu namorado ia ter amado o passeio do golf, ele adora rs!!!
    Ótima quarta amiga :D
    Beijos Té
    bloglola.com.br

    Instagram: stephanieparizi

    ResponderEliminar
  10. Muito legais as suas dicas!Esse mini golfe deve ser super divertido e o cinema com esses bonequinhos,os pequenos adoram tb!Bjs e boa quarta pra vc!

    ResponderEliminar
  11. Que delícia quando fazemos programas com nossos filhos. Legal ver vocês curtindo juntinhos no golfe :)

    beijinhos ;*

    Keila

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Que delícia!! Eu que agradeço sua visita e tb estou te seguindo.
    Família feliz família abençoada.

    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!