Loulé de branco

by - 08:54




Dress Code: white! Camisas brancas ou vestidos brancos, contrastando com o bronzeado da pele. Maquilhagem brilhante, flores no cabelo, porque é noite de festa: a Noite Branca 2013.
As ruas fecharam ao trânsito para uma noite mágica em Loulé, no último dia de Agosto. Uma looooonga noite, alva e brilhante, com a decoração da cidade, das montras, dos jardins, dos monumentos a preceito.
Milhares de pessoas responderam ao convite e rumaram à mega festa, que se prolongou até cerca das três da manhã, com gigantes open air lounges espalhados por todos os recantos da cidade, ultrapassando e muito o centro histórico. Em cada palco - e eu contei oito - um cenário e um ambiente diferente, protagonizado por DJ’s famosos da noite algarvia.

© Coleman Rogers


 
© Coleman Rogers

© Coleman Rogers

 © Coleman Rogers



Os bares tomaram as ruas de assalto e os monumentos estiveram abertos ao público. É um pouco bizarro ver turistas de cerveja na mão a entrarem nos Banhos Islâmicos ou a espreitarem a pequena ermida de N. Senhora da Conceição.
A Casa Memória de Duarte Pacheco abriu as janelas para um concerto (recordem este e outros espaços históricos de Loulé aqui), o recinto interior das muralhas transformou-se numa concorrida pista de dança, onde era possível relaxar num sofá, branco, à luz das velas e ao som de música chill out, ou dançar como se não houvesse amanhã.
No meio da multidão, algumas personagens exuberantes: performers, malabaristas e cuspidores de fogo, músicos (do violinista ao grupo de rock, do tocador de gaita de foles à jovem aspirante a pianista), escolas de dança, astronautas sorridentes…

A White Night foi uma grande despedida, colectiva, do Verão. Sim, infelizmente os dias estão um pouco mais curtos... na semana passada uma trovoada anunciou, de forma dramática, que o sol não dura sempre. Mas esta noite não nos lembramos disso: porque a Noite Branca não se realizava há dois anos e porque está uma noite quente, um céu de veludo, e a música acelera o sangue!





P.S. O talentoso fotógrafo americano Coleman Rogers, de férias por terras algarvias, documentou o evento. Como é muito simpático, autorizou-me a usar algumas das suas imagens fantásticas, que estão devidamente assinaladas neste post.
Visitem a sua página: Coleman Rogers Photography.

Experimentem ainda uma viagem virtual pela Noite Branca aqui.

You May Also Like

16 comentários

  1. Ruthia,
    Pelo entusiasmo que se depreende da crónica, parece ter sido uma (white) noite magnífica! Ainda bem, todos precisamos de noites (e dias) assim, que mexam connosco.
    O texto, como era de esperar, está excelente.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Que lindo deve ter sido! Vi esses dias no blog da Beth, ( Mãe Gaia) a noite branca em Paris.

    Lindo demais! beijos,chica e ótimo setembro e semana! chica

    ResponderEliminar
  3. Pedimos desculpa mas é apenas para divulgar. Um casal, a crise, poupanças e histórias de quem vive a crise como muitos outros, mas onde a poupança é o melhor remédio. Pode passar a mensagem…? Obrigado!

    http://ocarteiravazia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Que festa linda, Ruthia... aí acabando o verão e aqui começando...
    Uma linda semana! Beijos

    ResponderEliminar
  5. Hahaha, por aqui é a primavera que logo começa!

    ResponderEliminar
  6. Pode-se perceber que é uma festa bonita e alegre, creio ser ordeira.
    Adicionada ao Google+ e vim visitar o blog.
    Meu abraço de paz e luz nesta festa branca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo António. Seja bem vindo aO Berço.
      Sim, foi uma festa bonita e alegre. Quanto a ordeira... não sei dizer porque só fiquei até à meia noite (qual Cinderela, hehe). Tenho um filho pequeno e ele não aguenta até muito tarde, como é natural.
      Abraço

      Eliminar
  7. Olá, estou passando para te desejar uma semana esplendia em todos os sentidos.

    Obrigado por sempre está comigo na minha Sala de Visita.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Ruthia,
    Os dias podem estar mais curtos, mas achei esta celebração branca muito interessante!
    Como sempre, fazes-nos descobrir eventos especiais :)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  9. Ai que giro, eu não conhecia essa festa!!! Magnífica despedida de Agosto!
    Beijinhos, um excelente Setembro!

    ResponderEliminar
  10. virastes uma 'anja' inda e o Pedro, cheio de charme com o olhar sorridente... linda festa, gostaria de conhecer... aqui os dias já tornam mais longos, mas o frio e a chuva não dão trégua...que nos venha a primavera com suas flores e a vocês o outono dourado!! bjs
    tititi da dri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte de trás das asas estava disponível :)
      Já falta pouco para o Outono, que também tem o seu encanto. E para ti, que chegue logo uma Primavera colorida e perfumada.
      Beijinho, uma doce semana

      Eliminar
  11. Não vejo a hora de começar a esquentar para poder pegar uma corzinha e me jogar nas peças all white que eu tanto gosto rs!!
    Mas branca como estou nem vai ter graça hahahaha :)
    Adoreiiii vc toda toda na festa hem Ruthinha!!
    Beijos Té
    bloglola.com.br

    Instagram: stephanieparizi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Branco é uma cor que eu realmente não costumo usar, com excepção de uma ou outra camisa, mas sempre misturada com outra cor. Mas tinha que entrar no espírito. E realmente, o branco fico lindo nas peles douradas pelo sol (como eu agora, hehe).
      Beijo querida

      Eliminar
  12. Oi moça,

    estou retribuindo a visitinha ao meu blog. fiquei muito feliz por ter passado por lá.

    Seu blog é muito lindo e com um conteúdo bem interessante. Parabéns pelo trabalho e pelos textos bem escritos.

    Estou seguindo para lhe acompanhar.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  13. Que belo post, Ruthia! Certamente mereceu a indicação! Seu texto impecável e as fotos muito belas mostram que a noite foi mesmo memorável.
    Abraço!

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!