Dos atentados ao colesterol

by - 11:30


Piazza de Spagna, família e gelato (aqui já quase comido).
Há combinação mais perfeita?



Viajar enriquece-nos sob muitos pontos de vista: torna-nos mais tolerantes, mais abertos à diferença, mais cultos, mais felizes. E uma das riquezas que cada novo destino nos oferece é a gastronomia, novos sabores e texturas para o palato. Como cá em casa todos gostam de massas, pizza e queijo, a expectativa em relação à comida italiana era grande. 

Não procuramos os restaurantes Michelin ou com as melhores classificações no TripAdvisor, porque queríamos ver tanta coisa, que só nos apercebíamos que era hora de almoço quando o estômago começava a roncar. Logo depois, entrávamos num dos primeiros restaurantes que nos aparecia e quase sempre correu bem.



Torta di carota (cenoura) com cobertura de limão.  Belíssima!



As pizzas são boas  praticamente em todo o lado, ainda que a minha pizza caseira não fique nada aquém das que comemos em Roma. Ah, não vos contei que faço pizza em casa, a massa, o molho (gosto dele ligeiramente picante), tudo? Pois, é uma das minhas únicas façanhas culinárias…

O meu marido ficou fã das bruschettas, aquelas típicas torradas com azeite, tomate e manjericão. Já as massas não foram bem o que esperávamos (comi uma carbonara que era um atentado ao colesterol!). De entre todas as experiências, houve um restaurante que se destacou com a sua comidinha caseira, saborosa, e ambiente familiar. Recomendo vivamente.

Chama-se Il Bersaglieri e fica na Via Candia, a dois minutos dos Museus do Vaticano. O ravioli e a pizza de atum que comemos estavam óptimos e os preços não são nada exorbitantes, em comparação ao que pagamos noutros lados.


Il Bersaglieri é um pequeno restaurante familiar com forno a lenha.

Mas a estrela gastronómica de Roma são mesmo os gelatos: um por dia, não sabem o bem que souberam!! “Ainda bem que isto não existe em Portugal” – foi a minha frase diária, enquanto devorava gulosamente mais um gelado artesanal. 

Posso recomendar duas gelatarias, se bem que há bons gelatos por toda a cidade (fosse a estadia de um mês, em vez de uma semana, e fazia-vos uma lista enorme): Lo Scimmiotto, na Piazza della Rotonda, junto ao Panteão e a Barccacia, na Piazza de Spagna.

As imagens falam por si, verdade? Até breve, com mais um episódio de Roma, porque tenho muito a dizer sobre a cidade eterna. Ciao a tutti!




You May Also Like

17 comentários

  1. Posso afiançar que a tua pizza caseira é deliciosa! Embora queira ir a Roma visitar começo a achar que tenho de levar mantimentos de casa. Ser intolerante à lactose em Roma deve ser um perigo diário :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh pá, nunca tinha pensado nisso. Mas também lá há hamburguers e batatas fritas. Só que o meu lema é "em Roma sê romano", ou seja, come o que os italianos comem :)

      Eliminar
  2. Devem ser deliciosos esses gelatos! Já ouvi falar muito e pizza, nem me fale! Fotos lindas,momentos gostosos em familia.bjs,

    ResponderEliminar
  3. Que delícias por lá e o sorvete, imbatível,não? beijos, lindas fotos! chica

    ResponderEliminar
  4. Os gelados são muito bons . E eu já os saboreei em Barccacia, na Piazza de Spagna., quando lá estive há um ano .

    ResponderEliminar
  5. oi amiga, então já decidi: antes de viajar para Roma, vou fazer um regime, daqueles que parecerei anoréxica, caso contrario,voltarei obesa!!!!
    Bjs desejando ótimo domingo...
    lindas fotos o filhão sempre sorridente e lindo de viver!!! bjs
    tititi da dri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dri querida, esquece a dieta porque andarás tantos quilómetros, nas ruas, nos museus, a querer ver tudo... que ainda terás que fazer um lanchinho a meio da manhã e da tarde para aguentar.
      Só houve um dia que não consegui comer toda a tarde, porque devorei uma pizza gigante ao almoço e ainda essa fatia de torta de cenoura sozinha.... saí do restaurante a rebolar, hehe.

      Eliminar
    2. kkkk já estou pensando em almoçar, jantar, lanchar: gelattos e pizzas!!! bjs querida amiga!!!

      Eliminar
  6. Olá, Ruthia! Sabia que a esta altura já estarias aqui a contar como foi em Roma! Que delícia! Linda a foto da família! E o seu sorriso sempre aberto, que coisa boa!
    Essa torta de cenoura está de fazer suspirar!
    Abraço,
    Linda semana nova!

    ResponderEliminar
  7. Que beleza de postagem com estas delicias de dar água na boca.
    Viajando nada de regime amiga e eu adoro pizza e voce deve postar a receita de sua pizza,kkk.

    Uma bela semana com paz e alegria.
    Meu carinhoso abraço de paz e luz.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Já andei pela Itália e gostei muito! Agora massas...pizzas...canelones...etc..etc...não aprecio. Sorvetes, sim!
    Quando se é jovem e se anda em viagem...não há colesterol que pegue!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Que post delícia amiga!!!
    Acabei de comer, mas uhmmmm, amo pizza hihi :p
    Beijinhos, Té
    bloglola.com.br

    Instagram: stephanieparizi

    ResponderEliminar
  10. Ai que bom e que bem que eu me daria em Itália!!! Gravei na memória esse lindo bolo de cenoura, vou tentar fazer ;)
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Ciao! Tudo bom, Ruthia. Gostando muito destes posts sobre Roma. Como vc sabe estive na Itália no ano passado e provei ótimos gelatos. Em Roma descobri no bairro Flaminio a Gelateria Neve di Latte, anote esta para sua próxima viagem. Sim, Roma a cidade eterna, merece muitas visitas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Em tempo: vou querer provar esta tão famosa pizza feita por você!

    ResponderEliminar
  13. Ruthia,

    Eu me auto-atentei, porque depois de meses comi 3 pedaços de colesterol, digo, pizza. Eram deliciosas, mas engordativas. Procurei não sentir culpa. No momento. No outro, fiquei, claro, arrependida.

    Amo pizza!

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. kkk delicia de post humor e dicas legais, esse sorvete ai hemm afffff que tentação.

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!