2013| em retrospectiva

by - 15:38


Hoje perco-me em recordações: memórias de lugares, de pessoas, sabores e aventuras. São ecos já débeis de um ano maravilhoso que se despede…

Este é o meu último texto de 2013, quando as luzes chegam, de mansinho, para iluminar um novo capítulo chamado 2014. Do topo da sua sabedoria, Mário Quintana exaltou o “belo truque do calendário” pois, graças a ele, cada novo ano dá-nos a sensação de recomeço. Parece que a vida nos apresenta 365 novas páginas em branco, para escrevermos como quisermos.





Ainda que seja uma mera ilusão - porque a nossa gigantesca bagagem pessoal, profissional e familiar não desaparece à meia-noite do dia 31 de Dezembro – sabe bem sonhar todas as possibilidades que um novo capítulo representa. Mas antes de mergulhar de cabeça em novos planos, lancemos um último olhar sobre o passado próximo...

Resumir 365 dias em meia dúzia de linhas e algumas imagens não é fácil. Saboreei novamente os textos publicados aqui, senti saudades de vários lugares explorados com o Pedrinho. Quando viu as imagens que acompanham este post, perguntou se eram postais das nossas aventuras e são precisamente isso... o meu pequeno explorador é muito perspicaz!

Depois quis escolher as fotografias… outra missão árdua. Cada uma das imagens (e captamos milhares) tem uma carga afectiva.

O resultado é muito previsível: vontade de viajar ainda mais em 2014.





Os tais compromissos – pessoais, profissionais, familiares, para além de muitas apresentações do livro, no início do ano – limitaram as minhas deambulações, mas permitiram-me conhecer um pouco melhor o meu país, sobretudo as singelas aldeias históricas que se espalham pelo interior beirão.

Acrescentamos vários castelos à nossa lista… Apesar do vento cortante, subimos ruelas íngremes cheias de história e charme, partilhamos paisagens de cortar a respiração, comemos a nossa merenda em sítios fantásticos.



Depois, chegou o Verão, e com ele doirados areais e a imensidão do mar. 


A longa estadia no reino dos Algarves permitiu-nos conhecer novos museus, caminhar por pomares cheirosos de laranjeiras, figueiras e amendoeiras, descansar à sombra das casas caiadas, admirar as chaminés rendilhadas… sem esquecer que nos empanturramos de doces mega-calóricos, daqueles que engordam só de olharmos para eles.







Antes de voltar à azáfama, houve tempo para uma viagem a Roma, longamente sonhada e planeada, que os leitores d’O Berço do Mundo saborearam através dos posts ao longo do mês de Outubro. A cidade eterna ficou-nos gravada no coração não só pela sua beleza – que está sobretudo nos olhos de quem vê – mas pelos momentos divertidos que partilhamos enquanto família.

Pelo meio, ficaram alguns destinos por relatar e, claro, muitos outros projectos paralelos porque O Berço é apenas um de muitos afazeres. As imagens falam por si: foi um ano memorável. Na verdade, todos os anos são memoráveis quando somos felizes!



O Berço do Mundo em 2013:
- 59 posts
- 1.118 comentários
- 322 seguidores da página no facebook
- dezenas de obras lidas e lugares visitados
- muitos amigos novos






E o vosso ano como foi?

You May Also Like

29 comentários

  1. E que o sucesso e as viagens continuem em 2014! :)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Fiquei feliz em acompanhar tuas viagens e posts lindos em 2013 e desejo mais e mais em 2014! Feliz Ano Novo!! beijos,chica

    ResponderEliminar
  3. Querida Ruthia
    É inevitável! Não sou só eu que tenho o hábito de olhar para trás,e recordar tudo o que vivi!
    Gosto muito deste blog,porque também sou uma «mordue des voyages».Ainda não fui a Roma,mas já conheço Veneza,Trieste e Pádua.O vale de Aosta deixou-me deslumbrada! A Itália é um país encantador!
    Muito obrigada por todo o carinho que me dispensou no decorrer de 2013.
    Desejo-lhe um 2014 pleno de realizações, muitas felicidades para o seu menino e para todos os seus familiares.
    Muitas e boas viagens.
    Continuação de Boas festas.
    Muitos beijinhos
    da
    Beatriz

    ResponderEliminar
  4. Querida Ruthia,

    Eu pude "viajar" com vc e sua linda familia.
    Tive a honra de estar perto de vc de alguma maneira, sempre que possível, visitando seu lindo blog.

    Desejo muitas felicidades para 2014! Paz, saude e realizações.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Amiga, ao longo desse ano pude acompanhar com você muito desses dias e acontecimentos!!! Bacana pq se sentimos mais perto da vida das amigas virtuais hihi ^~
    O meu ano graças a Deus foi muito bom tb. Minha saúde segue medicada e agora me sinto ótima :D

    Beijinhos, Té
    bloglola.com.br

    ResponderEliminar
  6. passando para desejar que 2014 chegue trazendo grandes realizações, muito sucesso, novas conquistas e alegrias!! tudo sempre com muita saúde, amor e paz, bjs
    tititi da dri

    ResponderEliminar
  7. Seu balanço é muito positivo e lhe traz lembranças maravilhosas. Que 2014 lhe possibilite a continuidade da paz, da harmonia, das viagens, da realização de sonhos. Foi muito bom conhecer seu espaço e desejo que mantenhamos, no novo ano, essa convivência prazerosa. Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Que cantinho especial!!.
    bjs tenha uma bom 2014.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Ruthia,foi um prazer estar em seu blog este ano e ler todos os seus relatos de viagens! Um lindo 2014 a vc e sua familia com mais passeios! bjs,

    ResponderEliminar
  10. É tão bom poder contar um pouco do blog para relembrarmos e sei que 2014 está cheinho de novas descobertas pra vcs trazerem pra nós. UM LINDO ANO NOVO e agradeço sempre pelo seu carinho e dedicação que já é a sua marca. bjos.

    ResponderEliminar
  11. Passei pra desejar a você e sua família, um 2014 repleto de realizações e bençãos do Senhor :)

    Estar por aqui nesse ano lendo seus posts e vendo as fotos de suas viagens, foi muito legal!

    beijinhos ;*
    Keila e Raíssa
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Com muito carinho venho desejar um abençoado ano novo,
    que as ooo hora do dia 31 de Dezembro entraremos em 2014 deixando
    alegrias , tristezas , dores , saudades na virada de mais um ano.
    Deus nos cubra com seu manto de cura e nos envolva
    de carinho para mais 365 dias e 8 horas de felicidade plena
    de realizações sonhadas para nossas vidas.
    Um abraço carinhoso mil beijos de pura amizade.
    Amigos para sempre :A viagem.
    Evanir..

    ResponderEliminar
  13. Obrigado Ruthia, é com plena alegria saber a inspiração que criamos, é esse o nosso principal objectivo, e o maior elogio que podemos receber. O teu cantinho é único amiga poeta ou poetisa, como preferires. Muitos parabéns pelo teu espaço, e que as tuas palavras voem longe...bons augúrios para o novo ano e que os teus desejos e sonhos se realizem como esperas. Estarei sempre por cá para denunciar poetas e escritores, e seus pensamentos, e quiçá uns pequeninos momentos de inspiração.
    www.lisbonpoesis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Ruthia,
    Apesar dos habituais balanços nesta altura do ano, há algo em mim que me inibe de o fazer. No fundo é apenas uma data, e o balanço para as conquistas e as realizações forja-se no dia a dia, nos olhares e nos passos que damos.
    Tem sido um enorme prazer acompanhar a rota do seu Berço. Tenho a certeza que navegará sempre por boas águas, pois ao leme segue a competência e a determinação.

    Um 2014 pleno de venturas!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os balanços não são imperativos nesta altura do ano, mas de vez em quando é bom fazê-los. Acabamos por cair nessa tentação por causa do tal "truque do calendário". Enfim, bom ano amigo AC!

      Eliminar
  15. Ruthia!
    Que linda retrospectiva, carregada de conquistas e conhecimento, além do amor compartilhado. Parabéns!
    Agradeço o carinho da visita feita ao blog e retribuo com amor!!
    Desejo um FELIZ ANO NOVO, repleto de realizações, amor, luz e paz!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    "Comece o ano com fé e otimismo. Jamais deseje o mal, nem para aqueles que se julgam os teus inimigos e pratique o bem todos os dias do ano. Cuide bem de você e de todos ao seu redor. Ame cada vez mais a sua família e os amigos, pois cada segundo, assim como esse, será precioso. Caso algo não dê certo, confie tudo ao Senhor, porque as Suas bênçãos confortarão a tua alma." (Gleidson Melo)

    ResponderEliminar
  16. A grandeza dos amigos são como as flores raras: sua magnitude fica para sempre.(Cristina Beloni)
    Um lindo e abençoado 2014!!!
    Beijos Marie.

    ResponderEliminar
  17. Ola menina foi um ano bom com todas as emoções possíveis.
    Alegria de estar na sua pagina e saber que vamos em mais um ano trilhar os caminhos com igual sintonia.
    Feliz 2014 amiga e venha com belas imagens de suas viagens.
    Meu terno abraço.
    Bjo de paz e luz amiga.

    ResponderEliminar
  18. Ruthia!
    Acredito que já comentei aqui, mas não poderia deixar de vir uma vez mais...

    Obrigada por visitar o blog nesse início de ano. Que possamos continuar a nos visitarmos durante todo 2014 e mais...carinho, afeto, luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    " Desejo para o novo ano: fartas colheitas chegando em seus campos e belas flores surgindo em seus jardins, perfumando suas vidas no exalar das fragrâncias que não se compra em mercados: Paz, Amor e Prosperidade." (Rosemira Guerreiro)

    ResponderEliminar
  19. Que saudades Ruthia, fiquei sem net por um pouco mais de três meses, só chegou novamente na véspera do natal e ainda assim demorou para se fixar, moro em cidade litoranea e a população aumentou três vezes devido aos turistas e já viu, sem estrutura tudo pifou, fone fixo, celular e internet para meu desespero, agora com um bocadinho de gente a menos, porque muitos ficaram para passar as férias, os sinais de comunicação estão voltando. Vim matar a saudade, te dar uma explicação do sumiço e principalmente um grande abraço repleto de energias de muita paz, amor e saúde e que este novo ano seja o Teu Ano, um beijão para este menino lindo o Pedrinho, bjos Luconi

    ResponderEliminar
  20. Ruthia, eu sou saudosista com muito orgulho.
    Recordar é preciso, eu gosto.
    Excelente 2014 para você.
    Abraços

    ResponderEliminar
  21. Uma resenha muito bem feita daquilo que se pode considerar um ano muito bom!
    Alguns (a maioria) dos passeios aqui referidos tive o prazer de acompanhar, e nalguns casos serviu-me para recordar...
    Obrigada pela partilha, que é sempre deliciosa.

    Agradeço a presença na minha «CASA» e renovo votos de um 2014 muito feliz (para toda a família).
    Beijinhos
    Mariazita
    (Link para o meu blog principal)

    ResponderEliminar
  22. Querida Ruthia, é um belo balanço!!!
    Ainda não fiz o balanço do meu ano, mas fica sempre muita coisa por fazer!
    Beijinhos e bom dia!

    ResponderEliminar
  23. Ainda bem que o teu ano foi maravilhoso.
    Fizeste um bom resumo. Tens capacidade de síntese...~
    Um 2014 ainda melhor para ti.
    Ruthia, minha querida amiga, tem um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  24. Espero que 2014 seja uma continuação das coisas maravilhosas que você viveu...
    Felicidades!

    Bjussss

    ResponderEliminar
  25. Um ano abençoado né mesmo, amei o post e ver este belo resumo.

    ResponderEliminar
  26. Viva com muita intensidade todos os seus momentos minha querida, pois os prazeres carregamos como alimento para nossa alma. Compartilhar tudo isso conosco é reconfortante, pois eu olho o mundo através de seus olhos e te admiro sempre. Transmite essência de sua pessoa trazendo pra dentro de mim os lugares que não posso ir mas que sonho e o sonho pode nos levar a tantos lugares imagináveis. Obrigada sempre por tudo que me deixa ver,,,,porque viver é isso, compartilhar amizade.....bjim.

    ResponderEliminar
  27. Oi Ruthia
    Hoje que consegui ver sua bela retrospectiva. Aproveito para renovar meus votos de um excelente 2014!
    Beijos

    ResponderEliminar
  28. Ruthia
    Só hoje consegui ver sua bela retrospectiva. Aproveito para renovar meus votos de um exclente 2014!
    Beijos

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!