Mistérios seculares do berço da nação

by - 10:31


“Estridentes ressoarão, por quanto é sítio, caixas e bombos. E à noite, depois de saboreadas as múltiplas ceias, em tudo que é restaurante e tascas citadinas, chegará à cidade, vindo do Cano, o Cortejo do Pinheiro, número que assinala o arranque das Festas Nicolinas.”

A festa é dos estudantes, mas todos participam neste cortejo em que se levanta um "mastro" para anunciar uma temporada de folguedos. Quem não é vimaranense, não entende esta paixão que conduz milhares de pessoas às ruas, numa noite muito fria, às vezes sob chuva torrencial, de baquetas nas mãos até o sangue tingir a pele dos tambores.












Recordem esta tradição secular de Guimarães, o berço de Portugal, no post do ano passado (aqui) ou conheçam o enquadramento das Festas Nicolinas nos vídeos abaixo.








© Turismo de Guimarães (todas as imagens)



You May Also Like

13 comentários

  1. Que maravilha....................... Abraços

    ResponderEliminar
  2. Fotos lindas que mostram bem a tradição! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Que legal essa Tradição!!

    Nova Resenha lá no Blog! Passa lá e me conta o que achou: http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenha-escolhida-ao-anoitecer-saga.html#comment-form
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

    ResponderEliminar
  5. Eu tinha ouvido falar dessa tradição, mas não sabia como de fato era. Mas pelas fotos dá pra entender bem Ruthinha. Super bacana :D

    Beijinhos, Té
    bloglola.com.br

    Ps: meninas, não esqueçam de participar do #SORTEIO de Natal que está no ar!! Além de ser super fácil concorrer, duas sortudas levarão para casa prêmios M.A.C, L´oréal, Victoria´s Secret e Aussie ♥

    ResponderEliminar
  6. Ruthia, todo baiano entende de festa. Bjos.

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me da publicação do ano passado, Ruthia, e mantenho que as tradições deste país não deixam de me surpreender :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. sensacional, mais uma aula de cultura, história... contada de maneira maravilhosa, como só tu sabe fazer
    bjs
    tititi da dri

    ResponderEliminar
  9. Guimarães é linda (e come-se lá muito bem ;))!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ruthia
    Muito bom conhecer esta tradição portuguesa. Gosto de ver as pessoas mantendo as tradições para que não caiam no esquicemento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Querida Ruthia
    Fico sempre muito feliz quando a vejo publicitar tradições portuguesas,embora também goste de conhecer o que se passa noutros locais do Planeta!
    Li que tem Facebook.Eu também tenho,graças à minha neta,mas não me entendo lá muito bem.
    Como publicitou o nosso país,ouso pedir-lhe que publicite um português.é meu sobrinho e afilhado.Dá aulas numa Universidade,no Dubai.Fez um vídeo,de que é também o autor da música.Gostava que ele tivesse sucesso a nível global.
    Por favor,oiça e veja e,depois,diga-me alguma coisa.
    Vou dar-lhe as indicações que julgo necessárias, pedindo,desculpa pela minha ousadia:
    You Tube HD Link http://youtu.be/ZLwr6HK9sfU
    Radio Javan(Persian) http://www.radiojavan.com.blog/1442
    Muito obrigada.
    Beijinhos
    Bem haja!
    Beatriz

    ResponderEliminar
  12. Há tradições que vale a pena manter.
    Esta é uma delas.
    Ruthia, tem um bom fim de semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Oi Ruthia, Linda tradição e foi muito bom saber dela por aqui.


    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!