O pequeno explorador

by - 20:42

maternidade foi a melhor experiência da minha vida. Não é uma epifania por aí além, aposto que aconteceu a muitas das minhas leitoras. Está quase a fazer seis anos (no dia 5 de Março) que conheci o meu pequeno parceiro de aventuras.




O Pedro chegou uns dias depois do previsto, como dizem que acontece quando a mãe já está preparada para receber o bebé. Falava-lhe frequentemente, estava muito ansiosa por o conhecer e fartíssima de estar grávida. Mas nada o convencia. Estaria muito confortável no seu casulo ou seria um Inverno particularmente frio: apesar de não ter sido concebido nos trópicos, como a mãe, deve ter herdado umas partículas de sol no ADN.

O Pedro foi o bebé mais doce que se pode imaginar. Sossegado, sorridente, curioso, com os maiores olhos do mundo. Lembro-me de ele abrir desmesuradamente aqueles olhos doces e eu só ver o gato do Shrek, sendo incapaz de lhe ralhar por alguma travessura.




Benidorme, Alicante, Espanha (2006).
Serra da Estrela, Portugal (2012).


Desde cedo que o incluí nas minhas deambulações, primeiro de carro, depois de avião, porque acredito que viajar lhe abre horizontes para um futuro risonho, que o vai transformar numa pessoa mais tolerante e sensível à diversidade. Porque é tão importante ensinar-lhe que vivemos num planeta maravilhoso, como incutir-lhe hábitos de higiene. Porque é fundamental mostrar-lhe que há meninos que vivem com um décimo do que ele tem, e são igualmente felizes.

Hoje, o passaporte do Pedrocas conta já com meia dúzia de viagens intercontinentais, para além de outras tantas mais pequenas, trata os aeroportos por tu, carrega o seu pequeno troley do Faísca McQueen, adora mapas, visitou dezenas de castelos e museus (e os seus desenhos revelam bem estas aventuras), fez amigos em várias línguas. O sorriso é mesmo a mais universal das línguas.


S. Vicente, SP, Brasil (2010).
Salamanca, Espanha (2012).

Ponte de Lima, Portugal (2006).
Brodowski, SP, Brasil (2010).

Loulé, Algarve (2013).

Sabe apontar, no mapa-mundo, onde fica Portugal, Itália, Brasil, Estados Unidos, Madagáscar, Austrália (que exerce sobre ele um fascínio enorme, vá-se lá saber porquê) e agora Angola, para onde o pai vai trabalhar em breve. Faz perguntas sobre o que se come, que língua se fala, se faz frio ou calor, e quando vamos conhecer cada novo país de que ouve falar. Em suma, acho que já foi mordido pelo bichinho da vagabundagem, como eu.

Cada viagem em família é mais do que um carimbo no passaporte: são recordações que construímos juntos, que aquecem o coração quando a família se separa temporariamente, por razões profissionais. Apesar de necessárias, essas separações deixam marcas, inevitavelmente. O pai está a perder momentos que nunca mais se repetirão. Mas esta é uma das características deste mundo global: já ninguém cresce, trabalha e envelhece no lugar onde nasceu.


Roma, Itália (2013).


A única certeza que podemos dar ao Pedro é que ele é amado incondicionalmente. Que onde a mamã estiver, ele estará também. E que o pai se juntará a nós sempre que possível. Mas a próxima aventura será vivida a dois e, por isso, será incompleta. 






P.S. Perdoem o exagero assumido de uma mãe muito galinha
P.S.1 - Já tinha muitas saudades vossas...




You May Also Like

41 comentários

  1. Pedro é um amor e certamente carrega em si uma bagagem de amor enorme ,além da cultural que lhe é proporcionada. Quase 6 aninhos? Que amor! parabéns! bjs,chica

    ResponderEliminar
  2. Querida Ruthia
    Ter um filho (eu tenho três) é a melhor experiência da vida, a que nos dá uma felicidade não comparável a qualquer outra. Assim como assistir a um parte (tive a bênção de assistir a dois) é a coisa mais maravilhosa a que se pode assistir.
    O Pedro tem a sorte (saiu-lhe a sorte grande...) de ter uma mãe... galinha, sim! que o ama muito, que o sabe educar, e lhe transmite valores preciosos. Tenho a certeza de que virá a ser um adulto completo, sem frustrações, feliz consigo mesmo e com o mundo.

    Que a tua semana seja pródiga em alegrias.
    Beijinhos

    PS - Tenho quase a certeza que o comentário que escrevi não seguiu...
    É estranho... porque não me acontece noutro lugar (noutro blog).
    Aliás, aconteceu uma ou duas vezes noutro blog, da Wordpress, e agora, sempre que comento lá, antes de clicar em "Publish" copio o que escrevi:))) Vou passar a fazer o mesmo aqui...
    + 1 beijito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, não tenho todas essas certezas em relação ao futuro do Pedro, apenas que dou o meu melhor (e espero que um bocadinho de sorte ajude).
      Mil beijos

      Eliminar
  3. Tentei reconstituir o que tinha escrito, e só agora me lembro que não referi (na reconstituição) as fotos maravilhosas que partilhas connosco, e essa primeira foto, simplesmente MARAVILHOSA!
    Que bebé tão lindo!
    É perfeitamente justificado o teu orgulho:)))
    1 beijoca

    ResponderEliminar
  4. Parabéns para o Pedrinho e aos papais que despertaram nele o espirito da exploraçao do mundo, no bom sentido, claro!
    Sei como é a vida com o papai distante, mas é so fisica. Meu marido vive viajando por motivos de trabalho e perdeu a primeira emoçao da paternidade :( Mas sei que ele esta sempre junto de nos, assim como o seu com voce e Pedrinho.
    Beijos e muitas viagens para a familia linda!

    ResponderEliminar
  5. No dia 5 terá surpresinha pro Pedro lá no sementinhas,acabei de fazer! bjs,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que ternura. Como agradecer tanto carinho e amabilidade. Obrigada Chica, do fundo do coração. Estou muito curiosa....
      Beijinho

      Eliminar
  6. O meu sobrinho é lindo!! Sou uma tia babada. E é lindo não só na aparência. É lindo porque é um menino muito educado, muito inteligente, muito curioso, bondoso, alegre, e....muito mais. E tudo isso porque tem uma mãe fantástica que o soube educar como ninguém e lhe soube transmitir, além do adn exemplar, valores importantes do mundo de hoje.
    E morro de saudades vossas.
    Beijo enorme para todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encheste-me os olhos de lágrimas, minha querida. Pelas tuas palavras e pelas tuas emoções, que as senti daqui. Fazes parte da família. As portas de minha casa estão sempre abertas. Vem matar as saudades!

      Eliminar
    2. Bem ia se pudesse. Aliás, o plano era esse. Mas os senhores da Segurança Social não concordam com esse plano.

      Eliminar
  7. Querida Ruthia
    Ja tinha saudades suas.
    Parabens pelo seu lindo Pedro, a quem desejo as maiores felicidades.
    Mae galinha?! Somos duas! Eu sou mae e avo galinha.Viajo com filha e netas,de carro, comboio ou aviao.
    Viajar e comigo.Se pudesse,fazia-o mais vezes.
    Gostei de ver todos esses locais. Alguns tambem ja visitei(visitamos) Apreciei cada fotografia.
    Felicidades para o seu marido. E muito sucesso.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar
  8. Oh minhas doçuras! Que olhos tão expressivos tem o Pedrinho! E que sortudo é (estive a ver e só nos poderíamos ter encontrado na Serra, em Ponte de Lima e, muito à pressa, em Salamanca... ah, c'est dur!).
    A separação será temporária, muito brevemente estarão todos juntos outra vez!
    Beijocas gordas (de tanto bolo e pão) e saudades também ;)

    ResponderEliminar
  9. querida Ruthia, um filho é a melhor experiência do mundo... é um anjo na vida da gente... e este teu pequeno explorador, que já traz uma bela bagagem cultural, certamente é e será motivo de muitas alegrias e orgulho para ti!!!
    bjs e Feliz aniversário, Pedro!!

    ResponderEliminar
  10. Ruthia,

    O seu parceiro é uma gracinha, ja ja vai fazer aniversario!
    Que bom ve-lo sempre acompanhando seus passeios e fazendo parte de suas impressoes de vida. As crianças passam por fases, por isso é importante acostuma-lo a interagir com voces, adquirindo um efetivo conhecimento cultural.

    Bjs e até breve.

    ResponderEliminar
  11. Olá Ruthia,

    Que fotos lindas. Um encanto seu filho. Parabéns!!

    Sobre o sorteio do livro, a entrega do livro impresso é apenas aos residentes no Brasil. Mas se algum estrangeiro participar e for o ganhador eu posso enviar por e-mail em formato PDF ou E-PUB.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  12. OI RUTHIA!
    O PEDRO ESTÁ LINDO, TEU COMPANHEIRO DE VIAGEM É UM FOFO, MESMO.
    MÃE É ASSIM MESMO, BABA PELO FILHOTE, NÃO TEM JEITO SOMOS TODAS IGUAIS.
    PEDRO É O NOME DE MEU NETO E PELO QUE FALASTE DO TEU, ELES TEM MUITA SEMELHANÇA NO MODO DE SER.
    O NOSSO PEDRO TAMBÉM VIAJA BASTANTE E ADORA IDENTIFICAR NO MAPA OS PAÍSES QUE JÁ CONHECE OS MARES, ENFIM, BEM PARECIDO COM TEU PEDROCA.
    E ELES TEM MAIS UMA COISA EM COMUM, O TEU FAZ ANIVERSÁRIO EM 5 DE MARÇO E O MEU PEDRO EM 18 DE MARÇO, 6 ANOS TAMBÉM, LEGAL NÉ?
    GOSTEI DE VER QUE CONHECEM VÁRIOS LUGARES NO BRASIL, ESPERO QUE CONHEÇAM OUTROS MAIS.
    ENTÃO, FAÇAM UMA BELA NOVA VIAGEM, E NÃO ESQUECE DE ME CONVIDAR PARA VIR AQUI ACOMPANHÁ-LOS EM MAIS ESTA AVENTURA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Olá Ruthia!
    Muito obrigada pela resposta lá no meu blog. Acho que me expressei mal... acho que é porque já considero a gravidez a maternidade :) A primeira emoção que meu marido perdeu foi o primeiro encontro com nossa filhinha, quando ela ainda era um feijãozinho.
    Minha bebê (é uma menina, a Sofia) vai nascer no final de maio. Por enquanto vou curtindo seus chutinhos e soluços :)
    Beijinhos e até breve!

    ResponderEliminar
  14. Bom demais viajar e assim pequeno é melhor ainda. Já acostuma com os aeroportos e aviões. Lindo demais o seu pedroca!
    Beijos
    Adriana

    ResponderEliminar
  15. Seu menino é muito lindo,Ruthia! Acredito mesmo que ganhou o melhor de todos os companheiros de viagem! bjs,

    ResponderEliminar
  16. Querida, parabéns pelo dom de ser mãe, chamo de dom porque tem muitas mães por aí que não dão a mínima para seus filhos, jogam no lixo, abandonam, matam enfim... Então é dom, parabéns.
    Deus abençoe sua família sempre.

    Abraços

    ResponderEliminar
  17. Que legal Ruthia, um encantamento só com o novo navegante explorador.
    Muito lindo esta ternura, este amor incondicional.
    Carinhoso abraço e que Deus os ilumine sempre.

    ResponderEliminar
  18. Delícia de post, Ruthia! Saudades de você e do "Berço" uma delícia encontrar aqui este festejar adiantado dos anos do Pedro! O meu Gabriel é de março também... mas já vai completar 28!
    Lindo o sorriso do Pedro e saber que a educação que recebe garantirá que ele continue a ser a pessoinha encantadora que já é.
    Grande abraço e muitos beijinhos no aniversariante!

    ResponderEliminar
  19. Seu filho foi um bebê lindo e continua a se desenvolver com beleza, dentro e fora, pela educação recebida e pela oportunidade de conhecer pessoas e lugares diferentes. Um companheiro muito precioso para suas andanças. Que seja muito abençoado e feliz. Bjs.

    ResponderEliminar
  20. A foto na qual você está de vestido vermelho lembra muito a Praça da Liberdade em Belo Horizonte. O caminho com palmeiras é muito parecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela. Por acaso também tenho uma foto com o Pedrinho na Praça da Liberdade de BH - http://bercodomundo.blogspot.pt/2012/10/opera-arte-rupestre-e-outras-mineirices.html. Adoro os museus da praça e tenho lá uma grande amiga, mas fomos só os dois, não temos foto de família no local...
      Abraço

      Eliminar
  21. Ruthia!

    O B R I G A D Í S S I M O : pelo pertinente comentario em A Verdade É Cruel.

    É a 2a. vez que ele usa aquele termo num comentario.
    Como pode ser a sensualidade, a sedução, algo fofinho?!?! não dá.

    Valeu!

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. OI Ruthia, lindo o texto contando dos seus quase seis anos de companhia do pequeno aventureiro. Gostei de ver as fotos de algumas andanças do Pedro que começou a abrir os horizontes desde muito cedo.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderEliminar
  23. Que bebe lindo o Pedro!
    Amei ver você e sua família juntinhos aproveitando para curtir as viagens. É sempre muito bom ter os filhos por perto, falo isso porque agora com a Raíssa estudando fora, bate uma saudade e cada dia longe parece uma eternidade.
    Aproveite ao máximo esse momentos com o Pedro e que Deus o abençoe em mais um ano de vida que ele vai completar.

    beijinhos e obrigada pela visitinha ;*

    KEILA
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Que filho lindo você tem...Vejo que além de amor você dá a ele a oportunidade única de viajar ao lado dos pais e de adquirir conhecimento e cultura...Bravo!!!

    ResponderEliminar
  25. Simplesmente amei seu blog. Parabéns, lindas fotos e lindas histórias.
    Beijos, Victoria Debortoli
    http://depois-do-cafe.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  26. Ruthia,
    É assim que o mundo pula e avança, em cumplicidade mesclada de ternura...

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  27. Gostei de sentir o teu olhar sobre o teu filho.
    Conclusão: és uma grande mãe e o teu filho vai orgulhar-se de ti quando for grande.
    Ruthia, tem uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  28. Parabéns pelo lindo filhote, Ruthia! Um sorriso irresistível de quem está a apreciar cada momento da viagem!
    Beijos

    ResponderEliminar
  29. que bacana! tão jovem e com tanta vivência, tantos lugares. é um privilegiado, terá uma vida maravilhosa, pois desde pequeno já está aberto e receptivo ao melhor do mundo. e parabéns aos pais, vcs são maravilhosos

    ResponderEliminar
  30. Que cute cute vontade de morder viu.....um post lindo e emocionante, amei as fotos e tudo que relatou.

    ResponderEliminar
  31. Ruthia minha eterna prima.
    Quero deixar aqui os "PARABÉNS" mais sinceros e repletos de felicidades que já puderam existir para o nosso querido e primo "Pedrinho". Amo vocês e essas aventuras maravilhosas. Beijos à todos diretamente do Brasilllllllllllllllllllllllllllllll... :)

    ResponderEliminar
  32. Olá Ruthia
    O Pedro é uma criança linda, um fofo! Vocês, pais, estao de parabéns.
    Beijos

    ResponderEliminar
  33. Ruthia!
    Parabéns ao seu pequeno.
    Realmente a maternidade é um momento exclusivo em nossas vidas.
    Agradeço a visita feita ao blog, obrigada!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.”(Mary Cholmondeley)

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!