2014| o ano em retrospectiva

by - 09:31


Hoje perdemo-nos em recordações: memórias de lugares, de pessoas, sabores e aventuras. São ecos já débeis de um ano maravilhoso que se despede

Este é o meu último texto do ano, quando as luzes chegam, de mansinho, para iluminar um novo capítulo chamado 2015. Do topo da sua sabedoria, Mário Quintana exaltou o “belo truque do calendário” pois, graças a ele, cada novo ano dá-nos a sensação de recomeço. Parece que a vida nos apresenta 365 novas páginas em branco, para escrevermos como quisermos.


Clique nas imagens para aumentar.




Ainda que seja uma mera ilusão - porque a nossa gigantesca bagagem pessoal, profissional e familiar não desaparece à meia-noite do dia 31 de Dezembro – sabe muito bem sonhar todas as possibilidades que um novo capítulo representa. Mas antes de mergulhar de cabeça em novos planos, lancemos um último olhar sobre o passado próximo...

Resumir 365 dias em meia dúzia de linhas não é fácil. Saboreei novamente muitos posts, senti saudades dos lugares explorados com o meu pequeno parceiro. Depois quis escolher as fotografias. Outra missão árdua. Cada uma das imagens (e captamos milhares) tem uma carga afectiva. Quando viu estas, o Pedrinho perguntou se eram postais das nossas aventuras e são precisamente isso. Ele é muito perspicaz!

O resultado é muito previsível: vontade de viajar ainda mais.





No início do ano, as deambulações permitiram-me conhecer ainda mais o interior português, sobretudo as singelas aldeias históricas beirãs. Apesar do vento invernoso, subimos ruelas pedregosas, cheias de história e charme, acrescentamos vários castelos e museus à nossa lista (lembram-se do Museu dos Descobrimentos na terra de Pedro Álvares Cabral?), subimos novamente à Serra para brincar na neve.

Pouco antes da Páscoa, rumamos à Madeira. Gostamos muito do bolo do caco, dos carrinhos do Monte, das portas do castiço bairro de Santa Maria, das casinhas de Santana, do véu da noiva e outras paisagens belíssimas (acho que a minha preferida foi Porto Moniz). Os posts sobre a pérola do Atlântico tornaram-se muito populares, entre os mais lidos de 2014.

No Verão, a família rumou ao Reino de  Marrocos, recuperando forças no extenso areal de Säidia, com uma breve incursão a Oujda, onde o Pedrinho viu senhoras de lenço e elegantes mesquitas, onde ouviu falar do Ramadão pela primeira vez. Nesta viagem, o pequeno explorador experimentou também o couscous e andou de camelo, fez festas aos animais de longas pestanas (como as meninas) e riu-se perante as suas fraldas.







A reentré trouxe-nos de volta ao nosso amado Minho, mas antes do Pedrinho assumir as responsabilidades de um menino grande, houve tempo para uma viagem de sonho a Praga, a cidade das 100 torres, que os leitores d’O Berço do Mundo saborearam em Setembro e Outubro. 

A capital da República Checa ficou-nos gravada no coração não só pela sua riqueza, mas pelos momentos divertidos que eu e o pequeno explorador partilhamos, nomeadamente a noite mágica na praça do Orloj e as inspiradoras obras de Mucha.

Finalizamos este ano em Luanda, com a família reunida a custo, e O Berço novamente distinguido com a Xícara de Ouro da Patrícia Galis, que me deixa sempre tão feliz (o selo já está aí em destaque).

Pelo meio, ficaram alguns destinos por relatar e, claro, muitos outros projectos paralelos porque O Berço é apenas um de muitos afazeres (Comecei a aprender mandarim. Está a ser uma aventura e tanto!!). 

As imagens falam por si: foi um ano memorável. Na verdade, todos os anos são memoráveis quando somos felizes!





O blog em 2014:
- 47 posts
- 2.779 comentários
- 564 seguidores da página do facebook e 530 no Google+
- Estreia d'O Berço no Instagram e no Twitter
- dezenas de obras lidas 
- muitos amigos, em fase de desvirtualização (certo, Dri?)


You May Also Like

18 comentários

  1. Que bom rever , dar uma volta no filme e ver tantos post lindos e tantos lugares vistos, tantas coisas aprendidas e oportunidades maravilhosas ,culturais ao Pedro que nunca esquecerá!


    FELIZ 2015 com muitas outras viagens, fotos e aprendizados! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Ruthia
    Um ano e tanto esse de 2014! E que 2015 seja um ano maravilhosos para você e sua linda família! Muita saúde e viagens incríveis! E vamos desvirtualizar em 2015!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos sim, amigo viajante. Se Deus quiser!! :)

      Eliminar
  3. Oi Ruthia,
    Aproveito para desejar-lhes um 2015 cheio de solidariedade e muitas viagens de aprendizado.
    Abraços,
    Augusto
    http://viajantesustentavel.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. sua danada... estou aqui em lágrimas, com a make se borrando... sempre me emocionas com tuas linhas escritas de maneira tão poética e inspiradora! Muitas vezes me enchestes de emoção, outras tantas me fizestes viajar contigo, e na maioria, me destes grandes aulas de cultura e história!! Mas hoje, me levastes ás lágrimas, tanto de saudosismo quanto de emoção!
    Obrigada querida amiga! Que nosso Berço (considero nosso pois faz parte do meu dia a dia aguardar e ler teus posts) continue, assim como tu e tua família, lindo, completo e cheio de vida em 2015! E se o novo ano chegar trazendo as mesmas alegrias, conquistas, encontros, emoções que 2014 nos deixa, para mim isso já será de grande valia e motivo de felicidade!
    Querida amiga, que acima de tudo, 2015 seja um ano onde todos tenhamos muita saúde, amor e paz!
    bjs
    tititi da dri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, confesso, fico super feliz quando provoco lágrimas nos meus leitores!!!! Querida amiga, as saudades são mútuas.
      Beijinho, um ano luminoso para todos nós

      Eliminar
  5. Ah! E começo 2015 com forte pensamento positivo sobre Minas Gerais!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga...Feliz ano novo!
    Seguimos nossa caminhada na construção de um mundo mais justo, fraterno, humano, harmonioso e de doação.
    Todos somos promotores da Paz...que começa em nossos corações e se estende a tudo que nos rodeia!!!
    Obrigada por fazer parte da minha história de vida!
    FELIZ 2015!!!!

    ResponderEliminar
  7. Abraço de Ano Novo com votos de muita felicidade.
    Feliz Ano Novo.
    AG

    ResponderEliminar
  8. Ruthia,

    Eu lhe acompanhei praticamente em todas as postagens e digo: que ano, heim?!
    Adorei "viajar" ao seu lado e ler suas impressoes. Eu desejo que voce e sua familia possam realizar mais sonhos, colocando em pratica, se aproximando do mundo.

    Feliz 2015.

    ResponderEliminar
  9. Este teu blogue é realmente de ouro :)
    O ano foi mesmo fechado em grande!
    Quanto à desvirtualização: snif....
    Beijinhos, feliz 2015!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fiques triste, já estás na lista!!!! E para breve!
      Mil beijinhos e um 2015 doce (recheado de boas receitas)

      Eliminar
  10. Infelizmente sem tempo para entrar nas suas recordações. O ano está a terminar, e passei para agradecer a companhia na caminhada difícil que foi este ano de 2014, e desejar que 2015 seja um bom ano, não só para mim e todos os meus amigos, mas também para a humanidade em geral.
    Um abraço amigo e até para o ano, se Deus quiser.

    ResponderEliminar
  11. Tiveste um ano bem cheio...
    Querida amiga Ruthia, espero que o teu Natal tenha sido muito bom.
    E faço votos para que tenhas um Feliz 2015 e que ele seja um ano de sonho, especialmente para ti.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. VEJA NO MEU BLOG:
    Aproveito esta linda imagem para desejar a toda(o)s um ANO NOVO pleno de felicidade.
    Peço desculpa a quem ainda não retribuí as amáveis visitas, o que farei com a maior brevidade possível.
    Obrigado! Um beijo
    MIGUEL

    ResponderEliminar
  13. Esta minha visitinha rápida não invalida que eu volte com mais tempo e comente.
    O “copy & paste”, de que me estou servindo e só uso quando não tenho alternativa, serve apenas para agradecer a tua última presença no ÉS A MINHA DEUSA.
    Que 2015 seja particularmente benéfico e realize os teus sonhos.
    Até tão breve quanto possível. Obrigado pela compreensão.
    Um beijo/abraço.
    MIGUEL

    ResponderEliminar

  14. Ja seguindo por aqui
    desejo
    Delicioso domingo ai.
    Bjins
    CatiahoAlc.
    http://reflexodalmafase2014.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Eu acredito em possibilidades...e em realizações! ;)
    Desejo um feliz 2015, com muito sucesso em todas as viagens ;)

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!