Férias com crianças

by - 17:25




Parece que está na moda largar tudo e sair para fazer uma volta ao mundo, sem data para regressar, rumar a outro continente de bicicleta, acampar numa montanha do Nepal ou fazer um roteiro por toda a Europa quase sem gastar um tostão. Há quem lance, em conversa, que já visitou mais de 60 países, como se colecionasse destinos, em vez de selos ou moedas.
Para quem é pai ou mãe, fazer qualquer destas coisas é quase tão improvável como visitar a lua. Os miúdos têm escola durante nove meses por ano e, quando estão de férias, os preços dos voos e dos hotéis disparam. Mas maternidade e viagens não são incompatíveis, ainda que respeite a opção de alguns viajantes de simplesmente não terem filhos (notícia aqui).
Como sabem, o Pedrinho acompanha-me para todo o lado desde muito cedo e, talvez por isso, é um explorador ávido por novidades. Há dias, disse-me que já não andava de avião há muito tempo: a última vez foi no Natal. Em breve, teremos uma pequena aventura para o apaziguar...

Inhotim (Brumadinho, MG, Brasil), um lugar mágico que todas as crianças
deviam conhecer.
Uma criança precisa de brincar, em qualquer parte do mundo: jogar futebol 
na Madeira, correr na Praça de S. Pedro, brincar num jardim de Praga 
ou fazer amigos num restaurante em Angola.


Há quem diga que tenho sorte, ele tolera bem viagens longas, sabe comportar-se num museu, não é difícil para comer. Talvez porque cresceu com essa realidade. Mas não há milagres, onde há crianças, surgem imprevistos. 

No Verão passado, num voo para Marrocos, o Pedro despejou um frasco de polpa de fruta em cima dele. Era morango, pelo que ficou com as calças e cuecas a pingarem vermelho. Como ele já não é bebé e o voo durava apenas duas horas, não tinha uma muda de roupa na bagagem de mão. Resultado: lavou-se as calças e, como não secaram, o Pedro entrou no aeroporto de Saidia embrulhado numa manta com o logo da SATA. 
O segredo para uma viagem com crianças correr bem? Incluí-las no programa e respeitar o seu ritmo. Em Praga, antes de conhecermos o famoso menino Jesus, o Pedro passou duas horas a brincar num parque infantil com crianças checas. 
Na Madeira, fiz-lhe a vontade e fomos conhecer o museu do Cristiano Ronaldo. Em Roma, pai e filho ficaram a brincar nos jardins da Galleria Borghese e a comer chocolate, enquanto a mãe enchia a alma com arte. As praças espanholas são fantásticas para correr ou simplesmente comer um gelado.

Para as crianças, qualquer mapa pode ser de um tesouro, um castelo pode ser um recreio.

Portugal dos Pequeninos: um óptimo programa em família. Quem conhece?
O Pedrinho no Museu Grão Vasco, em Viseu. As crianças só aprendem a gostar
do que conhecem.


Bem sei, assim não se visita tudo quanto se gostaria, mas o mundo não acaba amanhã e eu planeio viajar até ser bem velhinha. O meu grande parceiro continuará a ser o Pedro, enquanto ele achar que viajar com a mãe tem piada (tenho um amigo viajante que diz que eu sou um caso de estudo).
Portanto, inspirem-se, saiam de casa com a família: o Verão chegou!

You May Also Like

11 comentários

  1. Viajar com crianças é sempre legal e nos causa momentos excêntricos.Eles aprontam sempre uma!! Mas vale bastante! E,como falas, pena que nos períodos das férias tudo sobre de preço:hotéis e voos! mas temos que aproveitar! beijos,chica e adorei as fotos e ver Pedro brincando em cada lugar! Isso vale! chica

    ResponderEliminar
  2. Por aqui, o inverno começou. E veio em grande estilo.

    ResponderEliminar
  3. Ruthia querida.... novidades.. terei companhia na minha ida para Portugal em 2017... meu filho Alisson viajará comigo.... iremos em época de férias escolares por aqui - ou seja em julho... e já vamos agendar a visita a Madeira, pois Ali quer porque quer conhecer o museu do C.Ronaldo!!! Ele está aqui do meu lado e eu lendo o post. já viu, né?? Foi pra agenda de passeios... pode avisar o Pedrinho que provavelmente ele retornará ao museu!! Ah! e o cigarro - NUNCA MAIS!!!! bjs desejando ótima semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha, o Ali vai adorar Portugal. Mas sabes que a Madeira é um arquipélago, certo? Terás que apanhar outro avião para conhecer...
      Parabéns pela força de vontade de parar de fumar.
      Abraço e até breve

      Eliminar
  4. Olá Ruthia estive fora da blogosfera numa temporada por Minas Gerais e desta vez não fui ao Inhotim fiquei mais junto dos familiares e abusando da gastronomia mineira que é uma loucura. Bom poder ter o pequeno explorador cada dia mais lapidado para as viagens. Com crianças devemos sempre ter muitos cuidados mesmo e ter um bolso mais preparado também.
    Uma bela semana a voces.
    Carinhoso abraço amiga.
    Bju

    ResponderEliminar
  5. O Pedrinho é um sortudo! Achei delicioso ter estado a brincar no parque com as crianças checas: somos todos irmãos e o melhor ainda é quando se aprende essa lição ainda em criança e a brincar!

    Beijinhos, bom sábado :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do teu blog!
    Se puderes vista o meu e se gostares segue...se seguires deixa comentário :)
    Beijinhos

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Ruthia,

    Voce e seu marido são incriveis, levam o pequeno explorador para conhecer a vida, a cultura, a historia. Ele vai ser um homem incrivel para se sentar ao lado e ter otimas conversas.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero sinceramente que sim, querida Sissym. É o sonho de qualquer pai/mãe, saber que contribuímos para a formação de um ser humano tolerante, que se interessa pelo próximo e pelo mundo que o rodeia. Tenho a certeza de que se sente assim em relação à Laura!

      Eliminar
  8. vim aqui te dar puxões de orelha pelo que escrevestes lá no tititi..... ora, ora... agora que tens a faca e o queijo nas mãos para começares a colher frutos, deixa o desânimo te abater?????
    Mas será que vou ter que voar antes do previsto para te puxar orelhas? Deixa o desânimo para quem não sabe o que quer da vida e para os tristes invejosos e infelizes... és uma pessoa linda, cheia de alegria e vida... o mundo espera por ti e Pedrinho, com as aventuras de vocês a serem contadas para nós.... bora se mexer, coloca este teu riso lindo nos lábios, amassa, beija, acarinha o teu filho... amassa, beija e acarinha o teu marido (mesmo que virtualmente)... aproveita os dias quentes de verão e nos mostra o sorvete gostoso ali da esquina, que a gente vai ficar louca para tomar, pois da maneira linda e poética como só tu sabes escrever, tens o dom de tornar o sorvete da esquina em objeto de desejo para tuas amigas leitoras!
    bjs mil e ÂNIMO!!!!!!! lembra que tem muita gente que GOSTA DEMAIS DE TI!

    ResponderEliminar
  9. Gostei demais das fotos. Seu filho já se acostumou, desde cedo, a voar. E cresce em cultura, sem perder a infância. O estilo de vida de cada um há que atender seus prazeres. E você gerencia bem essa difícil conciliação de família e viagens. Que possam continuar a girar pelo mundo, enriquecendo seus dias. Bjs.

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!