Dica de alojamento: Porto Music Guest House

Três dias no melhor destino europeu de 2017 foram suficientes para perceber que estamos numa cidade muito particular e carismática. Mas onde ficar no Porto? Eis a nossa sugestão 




Se acompanharam o nosso roteiro clássico (aqui e aqui), ideal para quem visita o Porto pela primeira vez, estarão, no mínimo, curiosos em relação à segunda maior cidade portuguesa. Ela tem arquitectura, boa gastronomia e arte, recantos genuínos, gente bairrista sem papas na língua, tem jardins belíssimos, animação nocturna, tem história e vinho, tudo emoldurado pelo rio Douro. 

O Porto tem muitas e variadas opções de alojamento, para todos os gostos e carteiras, como todas as cidades turísticas. Mas já vos aconteceu ficarem indecisos, um pouco perdidos mesmo, quando a oferta é muita? Na nossa recente visita à cidade invicta ficamos na Porto Music Guest House, num edifício centenário e charmoso mesmo em frente à Casa da Música, e adoramos a experiência. Já vão perceber porquê. 

Esta guest house é um projecto familiar da Susana (engenheira alimentar) e do António (designer de interiores), que recebem os hóspedes como quem recebe amigos em casa, desde o Verão de 2017. Foi o António quem planeou a renovação do espaço, dando um toque contemporâneo à casa secular. A decoração clean de tons neutros, os pormenores de cortiça e os azulejos juntam a dose certa de modernidade aos elementos tradicionais, como sejam os arabescos dos tectos altos, o soalho de madeira e a clarabóia. 






A Susana, que gere uma empresa de catering, faz bolachinhas com o logótipo da casa. Um gesto hospitaleiro que percebemos quando somos recebidos com as ditas, acompanhadas de um cálice de vinho do Porto (what else?) para mim, e um sumo para o pequeno explorador. 

Neste primeiro piso existe uma sala do viajante acolhedora, com vista para o edifício musical de Rem Koolhaas, onde podemos tomar um café ou um chá (existe uma máquina Nespresso e um bule de chá sempre à disposição) enquanto lemos tranquilamente ou conversamos com os anfitriões, que têm sempre muitas dicas sobre a cidade. 

É verdade que a guest house não fica no coração do centro histórico o que, do meu ponto de vista, até é uma vantagem. Depois de um dia intenso, quero sossego. De resto, a rotunda da Boavista está perfeitamente fornecida de ligações à rede de transportes, quer de metro (com ligação ao aeroporto), quer de autocarro. E também é possível chegar ao centro a pé ou de bicicleta. 

A Porto Music Guest House possui apenas seis quartos e um estúdio, o que torna a estadia muito tranquila. Para além do Duplo Standard, existe uma opção Superior com kitchenette (equipada com minibar, micro ondas, chaleira elétrica, máquina de café e utensílios) e ainda o quarto Deluxe, em tudo igual ao anterior, mas com espaço para uma cama extra. O estúdio possui cozinha completa e varanda. 




© Porto music guest house

Chegamos numa fria tarde de fevereiro, a precisar de descanso e de um duche quente. O nosso quarto (com a tal vista belíssima para a Casa da Música, para além de cofre, televisão e ar condicionado) estava impecavelmente preparado e com mais bolachinhas de boas vindas. Descongelei debaixo da água maravilhosamente quente do chuveiro, numa casa de banho decorada com bom gosto e de tamanho decente. A qualidade da roupa de banho também foi devidamente apreciada. Ah, o prazer de uma toalha macia! 

A noite foi retemperadora, graças ao silêncio e ao conforto da cama, pelo que descemos para o pequeno-almoço de bom humor, apesar de um domingo gélido nos esperar lá fora. A mesa do pequeno-almoço demonstrou novamente a atenção aos detalhes: sumo acabado de fazer (de laranja e abacaxi), leite, café, chás, iogurtes artesanais, fruta, pão caseiro, cereais, croissants (divinos) e pequenos pastéis de nata. 

O António já andava por ali, trocando algumas palavras com os hóspedes, que lhe contavam acerca da sua experiência num restaurante famoso. Ele próprio os conduzira até lá na noite anterior. 

Mais do que um serviço super personalizado – que se traduzem numa avaliação fantástica no Tripadvisor e no Booking (9,8) – a Porto Music Guest House é todo um conceito com que O Berço do Mundo se identifica. Da eficiência energética ao reaproveitamento da água da chuva para regar os canteiros do pátio exterior, da escolha de produtos locais à promoção da bicicleta (disponíveis para alugar), a guest house está a preparar-se para uma certificação ecológica.




Porto Music Guest House: site
Morada: Avenida da Boavista 601 | 4100-127 Porto - Portugal
Coordenadas GPS: 41.158083,-8.630821
Telefone: +351 966 800 600
Email: info@portomusicguesthouse.com


P.S. A nossa estadia foi uma cortesia da Porto Music Guest House mas, como sempre, podem ter a certeza que este post reflecte a nossa opinião pessoal e sincera.




You May Also Like

27 comentários

  1. Lindo local pra ficar. Cada detalhe tão bem mostrado e explicado aqui! beijos,chica e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  2. Nossa, realmente a melhor coisa quando você está viajando é chegar num lugar confortável depois de um dia intenso e ter tudo arrumadinho e confortável. Super boa dica, vamos anotar !

    ResponderEliminar
  3. Magnifico e belo lugar, gostei e é uma bela sugestão para quando lá for.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  4. Sensacional! Adorei, me senti como se tivesse junto contigo neste local acolhedor... já anotada a dica, para quando cruzar o oceano em direção a terras portuguesas!!
    Fiquei curiosa para conversar com a Susana e António, casal administrador, que deve ter muitas histórias a nos contar!! Abraços querida amiga e beijocas no pequeno (nem tão pequeno agora) explorador!
    Boa semana para vocês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os anfitriões são muito simpáticos e têm sugestões valiosas para os seus hóspedes. Fazem-nos sentir em casa

      Eliminar
  5. O lugar parece mesmo um charme! Sou apaixonada pelo Porto e é sempre bom saber dicas de lugares legais como esse. Quem sabe na minha próxima visita a cidade eu fique lá! :)

    ResponderEliminar
  6. Que lugar bonito, pareceu bastante confortável e agradável pelas fotos. E realmente muito bem localizado... Edson

    ResponderEliminar
  7. Que belo lugar para se hospedar! Muito confortável e acolhedor. A localização parece ok. POrto não é uma cidade grande e fácil de chegar em todo canto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que existe um alojamento certo para cada idade. Como já não tenho energia ou paciência para noitadas, tudo o que peço é um lugar tranquilo e confortável para passar a noite.

      Eliminar
  8. Ótima dica de hospedagem em Porto. Vou guardar o nome pra quando for pra lá. O Porto Music Guest parece ser incrível.

    ResponderEliminar
  9. O que mais priorizamos em uma viagem é a hospedagem. Não precisa ser cinco estrelas, precisa ser confortável e silencioso. Seu post trouxe com ricos e preciosos detalhes.
    Adorei cada detalhe desse lugar e certamente será uma das opções quando formos a Porto.

    ResponderEliminar
  10. Que lindo esse lugar. Com certeza uma ótima opção, bem charmoso e parece ser bem confortável. Adorei a porta de entrada .

    ResponderEliminar
  11. Que lugar mais aconchegante e fofinho! É uma boa sugestão de alojamento mesmo!

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderEliminar
  12. Eu espero que com o passar dos anos mais lugares como esse surjam em várias cidades: lugares preocupado em receber, em acolher, em cuidar... não só do hospede mas também do lugar no mundo onde esta (essa coisa de reaproveitar a água, por exemplo, é muito bacana!). Eu adoraria ficar em um lugar com vista para a Casa de Música, deve ser uma delícia!

    Bjs de luz!
    www.nataliadasluzes.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Natália. Quem se preocupa com o ambiente está atento a esses detalhes na hora de fazer uma reserva. Daí O Berço se ter identificado tão bem com este projecto.
      Grata pela visita e pelo amável comentário

      Eliminar
  13. Gostei muito do conceito da Guest House de receber os hóspedes como se fossem amigos, é muito acolhedor! E todo o local é bontito e bem preparado, muito bacana!

    ResponderEliminar
  14. Quando há muita oferta aí é que eu fico indecisa mesmo!!! Rs Brincadeiras à parte, achei um charme Essa guest House. Não à toa tem uma nota tão boa... com certeza é muito merecimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que o mais difícil seja manter a média de avaliações tão alto. Sem dúvida que têm razões para isso

      Eliminar
  15. Fiquei encantada com o lugar, a atenção e a recepção com o vinho do Porto. Quanto estive na cidade, fiquei tão apaixonada pela Casa da Música, que adoraria poder me hospedar ali por perto.

    ResponderEliminar
  16. Já tenho lugar para ficar em minha próxima visita ao Porto de meu coração! Casa secular, bem decorada, com biscotinhos, vinho do porto e máquina de café. Bem, não preciso de mais nada. Mas ainda tem sossego, acolhimento, boa cama e água quente. Na cidade do Porto?! Me parece um pedacinho do céu.

    beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que conheço da Analuiza, antevejo longas conversas com o António e a Susana. E ali perto ainda tem o mercado do Bom Sucesso, para comer bem e num ambiente animado

      Eliminar
  17. Gosto do conceito: simpatia, conforto, produtos escolhidos a dedo tendo em conta o prazer e a saúde, humanização nas relações...
    Já anotei, Ruthia. Grato.

    Abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É precisamente isso que falta às grandes cadeias hoteleiras: o calor de um tratamento individualizado. Porque não somos todos iguais!!

      Eliminar
  18. Excelente dica de hospedagem, lugar muito charmoso e ainda só com 6 quartos, deve ser muito confortável. Já imagino o atendimento. Preciso conhecer Porto. Obrigado por compartilhar!

    ResponderEliminar
  19. Adorei o post! Tenho ouvido tantas coisas boas a respeito de Porto, que preciso conhecer pra ontem!

    ResponderEliminar
  20. Que gracinha essa hospedagem. Melhor coisa é voltar de um dia de passeio e ficar em um lugar aconchegante como este.

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!