Madeira 4 | Flores, cores, odores




No último "episódio" sobre a Madeira, falei-vos de um jardim maravilhoso, que se tornou um dos meus lugares preferidos em toda a ilha. Mas não é preciso pagar bilhete para apreciar todas as flores, cores e odores que a Madeira tem para oferecer e em abundância.

Existem vários jardins e parques públicos, onde podemos recordar os nomes das flores e plantas típicas ou simplesmente ler um livro, refastelados na relva, enquanto o pequenito brinca nos baloiços. Aliás,  o Funchal recebeu um galardão de ouro e foi intitulada a 'Cidade Florida Europeia de 2000', graças à sua beleza.

Para além da estrelícia, há o massaroco (porque lembra uma espiga de milho), em tons de lilás e mais raramente em tons de vermelho, e também o dragoeiro que, quando cortado, parece que brota sangue. 



Massaroco

Estrelícia


Uma visita ao Mercado dos Lavradores é também uma oportunidade fantástica para apreciar frutas coloridas e cheirosas, da pêra meloa, à anona e ao abacate, passando pela cana do açúcar e tantas variedades de maracujá: maracujá tomate (tamarilho para os espanhóis), maracujá laranja, maracujá banana...

Depois dos testamentos com que vos brindei sobre a Madeira, nos últimos dias, acho que vou deixar as fotografias falarem por si!








P.S. As imagens de flores foram sobretudo captadas no Jardim Municipal, no Parque de Santa Catarina e no Mercado dos Lavradores.

P.S.1 - Estas e outras imagens belíssimas, na página do facebook d' O Berço do Mundo.




Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,